Imagem | Crédito: Carlos de Brito e Mello – Divulgação.

Escritor conversa com o presidente da AML em vídeo que estará disponível a partir do dia 17 de fevereiro

Conhecido por apresentar aos leitores alguns dos romances mais inovadores e inventivos da literatura brasileira da atualidade, Carlos de Brito e Mello é convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre sua trajetória e obras mais famosas. O escritor conversa com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, no vídeo “A literatura de Carlos de Brito e Mello”, que estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h do dia 17 de fevereiro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O escritor relembra seus anos de formação, sua intensa convivência com os livros, as influências literárias sofridas ainda na infância e na adolescência, e, finalmente, a estreia na Literatura, com o livro de contos “O cadáver ri dos seus despojos”, lançado em 2007 pela Editora Scriptum.

Ao longo da entrevista, o autor reflete sobre a obra “A passagem tensa dos corpos”, de 2009, editada pela Companhia das Letras, que foi finalista dos Prêmios Jabuti, Portugal Telecom e São Paulo de Literatura. O autor mineiro também comenta seu terceiro livro, “A cidade, o inquisidor e os ordinários”, de 2013.

Na conversa com Rogério Faria Tavares, Carlos de Brito e Mello aborda alguns dos temas recorrentes em sua literatura, como a morte e o modo como o humor está presente em seus textos.

O público tem a oportunidade de conferir, ainda, detalhes sobre seu primeiro livro voltado para o público infantil, “O caderno do papai”, lançado pela Editora Acolá em 2021. Na obra, o autor trata de sua relação com a paternidade, que, segundo ele, alterou sua vida de modo radical. O livro dialoga com outras duas obras: “O tic-tic, o elástico invisível do coração” e “Mamãe Bel”, ambos escritos por Graziela Andrade, esposa de Carlos.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o entrevistado:

Carlos de Brito e Mello nasceu em Belo Horizonte, em 1974, onde reside. É escritor e psicanalista. Doutor em Comunicação Social pela UFMG, defendeu a tese “Reverbera o verbo-estrondo ante o Fim: figurações da palavra aguilhoada na obra de Arthur Bispo do Rosário”. Publicou “O cadáver ri dos seus despojos” (contos, Editora Scriptum, 2007), “A passagem tensa dos corpos” (romance, Companhia das Letras, 2009) e “A cidade, o inquisidor e os ordinários” (romance, Companhia das Letras, 2013). Foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura (2010 e 2014), Jabuti de Literatura (2010) e Portugal Telecom de Literatura (2010 e 2014). Também se dedica às artes plásticas, desenvolvendo projetos, especialmente, em escrita, desenho e pintura.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Entrevista “A literatura de Carlos de Brito e Mello” com Carlos de Brito e Mello

Data: a partir de 17 de fevereiro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2021, todas as iniciativas do Instituto celebraram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


comentários