Fartura – Festival Dona Lucinha – Foto Jackson Romanelli.

Programação gastronômica e artística com acesso gratuito leva entretenimento e conhecimento ao público da região

Compartilhar culturas e dar visibilidade à gastronomia do Brasil. Esta é a missão da Plataforma Fartura, que pesquisa e divulga o tema de diversas formas. Uma delas é pela celebração e entre os dias 26 e 28 de maio, a cidade de Conceição do Mato Dentro recebe o Festival Fartura Dona Lucinha, com uma programação gastronômica e cultural, no Largo do Rosário. O acesso é gratuito.

Pela quarta vez na cidade, esta edição recebe Carolina Ferraz como madrinha. Mais conhecida como atriz, ela também é formada em gastronomia, com três livros publicados sobre o tema. Além da troca com os cozinheiros da região, ela dará uma aula no Espaço Conhecimento, utilizando ingredientes dos produtores locais.

O Festival tem, ainda a participação dos chefs: Márcia Nunes – Dona Lucinha (Serro, MG); André Paganini – Chico Dedê (Belo Horizonte, MG); Rafael Pires – Mia (Tiradentes, MG); Carol Fadel – Matula (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino – Xapuri (Belo Horizonte, MG); João Diamante – Diamantes na Cozinha (Rio de Janeiro, RJ); Marina Lopes – Milos Restaurante (Juiz de Fora, MG); Ivo Faria (Instituto Ivo Faria); Lívia Siman (Conceição do Mato Dentro, MG); Rodolfo Mayer – Angabar (Tiradentes, MG); Sônia Kohen – Villa Donna Bistrô (Monte Verde, MG); Nara Andrade – Mia Confeitaria (Tiradentes, MG) e Cristóvão Laruça – Caravela, Capitão Leitão e Turi (Belo Horizonte, MG) no comando do espaço Brasa e Lenha.

No Festival Fartura Dona Lucinha, o público contará com os seguintes espaços: estandes de Restaurantes de chefs servindo seus pratos ao longo do dia; receitas feitas na hora na Cozinha Ao Vivo; no espaço Brasa e Lenha, cortes diversos são preparados direto no fogo; na Mercearia Fartura, produtores de origem terão seus produtos à venda; no Espaço Conhecimento, especialistas levam conhecimento prático e teórico ao público. Ao longo do dia, shows de música e intervenções cênicas animam o evento.

Para quem quiser levar seus produtos pra casa, a Mercearia Fartura terá disponível queijos, mel e defumados, quitandas, biscoitos, geleias, vinho e azeites. Para embalar o festival, atrações musicais se apresentam gratuitamente, entre os já confirmados estão: Adriana Araújo, Bauxita, Bagatelas e Everton Coroné.

Em homenagem à Dona Lucinha, natural de Serro e uma das grandes cozinheiras e empreendedoras mineiras, o evento teve sua primeira edição em 2022. “Este festival é uma forma de homenagear, também, as matriarcas das famílias, que construíram esse patrimônio. Além de promover a troca de conhecimento entre cozinheiros, mostrar o enorme potencial turístico e gastronômico dessas cidades, e levar entretenimento de qualidade ao público da região e turistas”, comenta Guilherme Sânzio, diretor da iniciativa.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. “As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

“Mais uma vez, estamos em casa ao realizar o Festival Fartura Dona Lucinha. Além de ser no interior de Minas, onde nos sentimos ainda mais mineiros, homenagear essa mulher, que abriu caminhos para tantas outras mulheres cozinheiras, é uma honra. Para essa curadoria, trouxemos muitas mulheres também, de diferentes gerações e propostas gastronômicas para compor a programação”, comenta a curadora Carolina Daher.

O Festival Fartura Dona Lucinha é realizado pelo Fartura Gastronomia, Arte Projeto, Abrasel e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Serro e da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Cemig e Anglo American.

SERVIÇO

Festival Fartura Dona Lucinha – Conceição do Mato Dentro

26, 27 e 28 de maio

Sexta: 19h às 00h

Sábado: 13h às 00h

Domingo 12h às 21h

Largo do Rosário

Mais informações: www.farturabrasil.com.br

Instagram.com/farturabrasil/

Sobre Dona Lucinha

Dona Lucinha foi cozinheira e fundadora da rede de restaurantes que leva seu nome em Belo Horizonte e São Paulo. É considerada dentro e fora do Brasil como a maior representante da cozinha raiz do estado. Mãe de 11 filhos e 25 netos, ela foi catequista, professora, salgadeira, doceira, feirante, quitandeira, diretora escolar e vereadora. O primeiro restaurante com seu nome foi fundado em 1990. A cozinheira trabalhou por mais 40 anos, viajando pelo Brasil, em festivais. Faleceu em abril de 2019.

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.

A iniciativa tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 100 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 300 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração da iniciativa são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos já aconteceram em todas as regiões do Brasil e em Portugal: Belém, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa.


atualizado em 30/05/2023 - 18:15

comentários