Ter uma boa relação com o próprio corpo é fundamental para a saúde física e mental, mas cuidado com os excessos!

Mente e corpo precisam estar em harmonia, por isso, é muito importante cuidar do corpo quando se quer ter uma cabeça saudável. Manter uma dieta adequada, praticar exercícios e fazer exames regularmente é de suma importância para qualquer pessoa que deseja ter bem-estar em 2022.

A educadora física Rosilene Martins, especialista em estética e diretora da clínica Prime Health, em Belo Horizonte, garante que manter uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos trazem muitos benefícios. “Os principais são a prevenção de doenças, equilíbrio hormonal, aumento da energia, melhora no humor, além do aumento da autoestima e sensação de bem-estar”.

Ela destaca alguns tratamentos simples que podem ajudar a melhorar a autoestima e promover o autocuidado, como o skin care. “Você pode utilizar desde de dermocosméticos indicados por um especialista até receitinhas caseiras, como máscara de abacate para o rosto, sachês de chá de camomila úmidos e gelados para reduzir olheiras, hidratação intensiva com óleo de coco e babosa para os cabelos, dentre outras. Se o organismo e a pele já estiverem preparados, é mais fácil realizar os tratamentos. Então, continue se cuidando e se valorizando para manter a autoestima elevada”, frisa.

Beleza e saúde mental

A autoestima e os transtornos mentais possuem ligação direta. Pessoas com depressão, ansiedade, entre outros, tendem a ter menos cuidados consigo mesmo. Em muitos casos, a baixa autoestima é um dos primeiros sintomas de doenças mentais. “Portanto, criar uma relação de carinho com o próprio corpo é essencial para a saúde, mas cuidado para não criar uma distorção da sua imagem e exagerar com relação aos procedimentos de beleza, colocando a sua saúde em risco. O importante é realçar a sua beleza natural”, garante a especialista.

Na dúvida, Rosilene orienta sempre buscar a ajuda de um profissional. “Seja para os tratamentos estéticos, como com relação à saúde mental, busque sempre a orientação de um especialista gabaritado”.

Fonte: Rosilene Martins, proprietária e administradora da clínica Prime Health (@primehealth_) 


comentários