Mostra VR – Crédito IKO.

Dois filmes integram a mostra que pode ser conferida na Galeria Aquário do Palácio Das Artes de 24/11 a 12/12

Como parte da programação do festival internacional Novembro Digital, o público poderá conferir a “Mostra de Realidade Virtual”, entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro, na Galeria Aquário do Palácio das Artes. A Mostra acontece pelo terceiro ano em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.

Utilizando dispositivo de realidade virtual, quem passar pela mostra poderá assistir dois filmes: ‘’Meet Mortaza’’ (2012), de Joséphine Derobe, e “Un bar aux Folies Bergère’’ (2018), de Gabrielle Lissot. Os participantes terão uma experiência única dentro de cada uma das histórias e cenários.

“Meet Mortaza” conta a jornada de doze anos de um jovem que queria viver livre. A experiência apresenta ao espectador as lembranças de Mortaza, compartilhando sua intimidade, sonhos, dúvidas e lutas pela liberdade. Aos 24 anos, o protagonista teve que fugir de seu próprio país, o Afeganistão, porque foi condenado à morte pelas autoridades religiosas. Forçado ao exílio, por uma estrada perigosa e clandestina, Mortaza chegará à Europa para se juntar ao país que desejava pedir asilo: a França.

Já “Un bar aux Folies Bergère’’ leva o público a mergulhar na famosa pintura de Manet, em um cenário de quatro atos. O vídeo propõe uma experiência sob a percepção de dentro da mente do artista, de sua modelo Suzon, do cliente que a observa e de um visitante da Galeria Courtauld, onde o trabalho agora está exposto. Do olhar do artista ao do espectador, uma viagem na ebulição do Folies Bergère no final do século XIX.

            

Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas. Realizado em Belo Horizonte pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e Aliança Francesa Belo Horizonte com o apoio do Institut Français, da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, da Fundação Clóvis Salgado e do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal o público poderá conferir uma extensa programação online e presencial durante todo o mês de novembro, com participação gratuita.

SERVIÇO:

Aliança Francesa

Novembro Digital

 

Mostra de Realidade Virtual

Data: de 24 de novembro a 12 de dezembro

Local: Galeria Aquário no Palácio das Artes

Dias e horários de funcionamento:

Terça a sábado: 9h30 às 21h
Domingo: 17h às 21h

Participação Gratuita

 

Programação completa no site: www.aliançafrancesabh.com.br

Informações: 

afbh@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br


atualizado em 18/11/2021 - 17:34

comentários