Jaider Esbell -De onde surgem os sonhos (2021). 

Iniciativa “Com a Palavra” do CCBB Educativo traz visita mediada com Idjahure Kadiwel no dia 30/09

A exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, em cartaz no CCBB RJ, antecipa as comemorações do centenário da Semana de 22 e reúne obras inéditas e trabalhos emblemáticos de 51 artistas brasileiros. O público pode conferir a mostra de maneira virtual, com visita mediada proposta pelo CCBB Educativo no projeto Com a PalavraIdjahure Kadiwel é o responsável por conduzir os interessados de maneira imersiva e diferenciada. O vídeo estará disponível a partir do dia 30 de setembro, às 10h, no site do CCBB EducativoO acesso é gratuito.

O Com a Palavra consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Idjahure Kadiwel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e pertence aos povos Terena e Kadiwéu (MS). É poeta, editor, tradutor e antropólogo, graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2016) e mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional/UFRJ (2020).

Em sua dissertação de mestrado retratou a trajetória de vida de seu pai Mac Suara (1962), o primeiro ator indígena no cinema brasileiro, que estreou nas telas em 1985, com Avaeté: Semente da Vingança, tendo sido também um dos fundadores do Núcleo de Cultura da União das Nações Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta. Desde 2016 é correspondente da Rádio Yandê, a primeira web rádio indígena no Brasil.

É editor da coleção Tembetá (Azougue Editorial/Revistas de Cultura), projeto editorial que teve o objetivo de visibilizar a trajetória e o pensamento de diferentes personalidades do movimento indígena no Brasil, com 9 livros de entrevistas publicados entre 2017 e 2019; e atualmente do catálogo da exposição de artes indígenas Véxoa: Nós sabemos, sob curadoria de Naine Terena, na Pinacoteca de São Paulo.

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Com a Palavra

Sobre Brasilidade Pós-Modernismo – Arte Contemporânea Brasileira Pós Semana De 1922

Com Idjahure Kadiwel

Quinta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Conteúdo gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura


atualizado em 23/09/2021 - 09:53

comentários