Exposição – Universo um mapa para voltar no tempo.
Público pode conferir o conteúdo a partir do dia 19/7
Mesmo que o Tribunal revolucionário tenha comentado, ao momento de decretar a morte do famoso químico Lavoisier em 1794 : “A República não precisa de cientistas”, as ciências modernas devem muito à Revolução Francesa, começando com a liberação da cosmologia do dogma do Criacionismo. E se hoje fosse possível enxergar a história do universo, seus cosmos e complexidades de uma maneira visualmente bem elaborada? Graças a pesquisas realizadas por centenas de astrofísicos, isso é possível. Esse é o tema da nova exposição da Aliança Francesa de Belo Horizonte, “Universo: um mapa para voltar no tempo” disponível a partir do dia 19 de julho, com acesso gratuito no site da instituição.
A mostra, que compõe a programação do Festival Liberté, foi concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a partir das pesquisas realizadas por Bárbara Vignaux e exibe textos, vídeos, áudio e imagens.
Na ciência, a busca por resolver antigas questões traz sempre novos questionamentos. É o caso, por exemplo, do mapeamento tridimensional do universo. Desenhado por centenas de astrofísicos em todo o mundo inteiro, após vinte anos de colheitas e análise de dados.
O mapa conta com uma pesquisa refinada e mostra milhões de objetos celestes listados, centenas de artigos, milhares de páginas de literatura científica, resultados surpreendentes na história cosmológica.
Além de catalogar esse histórico impressionante, o mapeamento também permitiu novas descobertas. Observando a abóbada do céu em profundidade incomparável, os pesquisadores foram capazes de olhar para o passado e propor um novo valor da taxa de expansão do Universo.
Esses e outros temas serão abordados na mostra, assim como os muitos mistérios que ainda devem ser resolvidos quanto ao universo, e os diversos programas de mapeamento do céu que podem fazer a diferença para novas descobertas e confirmações.
Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.
O festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.
O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
SERVIÇO:
Aliança Francesa de Belo Horizonte
Exposição “Universo: um mapa para voltar no tempo”
Data: a partir de 19 de julho
Acesso: https://