Yana Tamayo – Acervo pessoal – Divulgação.

Projeto “Com a palavra” do CCBB Educativo oferece visitas ao Centro Cultural de Brasília e SP 

Dentro das atividades de valorização do Patrimônāio, o CCBB Educativo apresenta o projeto Com a Palavra, com visitas mediadas a outros Centros Culturais do Banco do Brasil. No dia 28 de junho, Yana Tamayo fala sobre “Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado” e no dia 29Vera Lúcia Dias aborda “Influências negras e indígenas no coração de São Paulo”. Os conteúdos estarão disponíveis em vídeo site www.ccbbeducativo.com.

O Com a Palavra consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Ao realizar uma visita à exposição permanente do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília, no dia 28 de junho, Yana Tamayo convida o público a olhar para o acervo como uma forma de realizar uma trajetória sobre as narrativas que auxiliaram a criação de uma certa ideia de Brasil moderno. A partir desse caminho por artistas e obras icônicas do Modernismo brasileiro, propõe-se uma reflexão sobre a nação e a ideia de projeto representados no passado, como podem ter atravessado nossas ideias do presente e nossa imaginação sobre o futuro.

Yana Tamayo é artista visual, curadora, pesquisadora e educadora. É sócia-fundadora da Nave, espaço autônomo de arte onde desenvolveu projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições de 2015 a 2019. Desde 2000 trabalha em diferentes frentes no campo da arte e sua prática como artista se associa às práticas educativas e curatoriais ao pensar sobre as diferentes instâncias de diálogo com os públicos e a esfera pública.

Já no dia 29 de junho, será apresentado o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, importante patrimônio da cidade, local de encontro, de manifestações artísticas e de outras atividades culturais. Vera Lucia Dias convida a observar lugares onde a influência dos povos indígenas se faz presente, bem a olhar para manifestações populares realizadas pelos povos negros. Nesse percurso, estarão presentes algumas obras de arte que relembram esses povos, como as esculturas à Mãe Preta e ao jesuíta Anchieta, o busto em homenagem à de Luiz Gama e o Obelisco da Ladeira da Memória. Um caminhar pela história nesse coração da cidade onde está inserido o Centro Cultural Banco do Brasil.

Nascida no bairro paulistano da Mooca, Vera Lucia Dias é turismóloga e guia na cidade de São Paulo. Com pós-graduação em Cultura e Globalização pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, busca trazer uma atenção a espaços urbanos que foram originariamente ocupados por indígenas, bem como na observação das marcas de povos de origem africana, povos que em meio a tantas outras importantes etnias sofreram, trabalharam, celebraram e construíram a metrópole.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Com a Palavra

Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado

Com Yana Tamayo

28 de junho

Acesso: ccbbeducativo.com/comapalavra

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Conteúdo gratuito

 

Influências negras e indígenas no coração de São Paulo

Com Vera Lúcia Dias

29 de junho

Acesso: ccbbeducativo.com/comapalavra

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Conteúdo gratuito

 

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

 


comentários