Cléo – Reprodução. 

Mês de junho traz como tema “Nouvelle Vague’’, com bate-papo no dia 25/06

O Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, completa um ano de existência com um tema que é marco do cinema francês. A data será celebrada com uma seleção especial de filmes que integram o movimento artístico ‘’Nouvelle Vague’’. O encontro virtual acontece no dia 25 de junho, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br.

Há cerca de um ano o Cine Club da Aliança Francesa entrava em cartaz com o tema “Amor”, após tantas discussões interessantes e entretenimento garantido, nada melhor que celebrar o amor pelo cinema com um dos movimentos mais impactantes do cinema mundial. As produções de Nouvelle Vague indicadas pelo Bande à Part deste mês são os longas-metragens: Hiroshima, meu amor (1959), Paris nos pertence (1961) e Cléo de 5 à 7 (1962).

“Criamos o Cine Club em um momento em que o mundo inteiro buscava formas de se entreter e se distrair dentro de casa. Um ano depois, a iniciativa continua, diante de tantos encontros virtuais com debates construtivos, ressaltando a relevância que a cultura ocupa em nossas vidas. Para nós, é um prazer oferecer programação gratuita de qualidade e contribuir para que mais pessoas conheçam as produções francófonas”, ressalta Lucas Moraes, gerente cultural da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

Os títulos podem ser assistidos online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 25 de junho. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar sua experiência com o filme e a temática em discussão. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante tenha assistido ao título.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

Hiroshima, mon amour (Hiroshima mon amour), Dir: Alain Resnais, Drama, 1h31, 1959, França – Japão:

Não recomendado para menores de 16 anos.

Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

Trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=nJ38OYkC6Ng

Paris nos pertence (Paris nous appartient), Dir: Jacques Rivette, Suspense, 2h15, 1961, França:

Não recomendado para menores de 14 anos.

Anne Goupil é estudante de literatura na Paris dos anos 50 e integra a um grupo de teatro. É levada por seu irmão mais velho, Pierre, para uma festa de amigos onde encontra com Philip, um americano expatriado fugindo do macartismo e, Gerard, acompanhado pela misteriosa Terry.

Trailer: https://www.cineserie.com/movies/1626978/video/1626985/?jwsource=cl

Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 À 7), Dir: Agnès Varda , Drama, 1h30, 1962, França:

Não recomendado para menores de 12 anos.

Cléo é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um importante exame de saúde. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1fnI5Tt89Mg

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Nouvelle Vague

Participação gratuita

 

Bate-papo online dia 25 de junho, às 18h

Inscrições até 25 de junho pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.

 

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh


comentários