AML – Foto Guto Cortes.

 

Iniciativa é uma parceria com o TJMG, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), e estará disponível a partir de 15/03

Academia Mineira de Letras, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), lança a 2ª temporada do podcast Vozes Poéticas de Minas. O projeto, que dá voz a diversos poemas de autores mineiros, tem episódios mensais e o público pode conferir o primeiro, com obras do acadêmico Alphonsus de Guimaraens Filho, a partir do dia 15 de março, no site da EJEF.

Nessa segunda temporada do Vozes Poéticas de Minas serão destacados oito poetas, sendo quatro mulheres e quatro homens, com 20 poemas de cada um por episódio. Além dos versos de Alphonsus de Guimaraens Filho, também serão divulgados os poemas de Emílio Moura, Belmiro Braga, Édison Moreira, Elizabeth Rennó, Yeda Prates Bernis, Maria José de Queiroz e Maria Esther Maciel.

Por meio da produção de podcasts que oferecem a audição de obras de grandes poetas mineiros, a iniciativa tem permitido o entrelaçamento entre memória, história, educação e formação. Com duração entre vinte e trinta minutos, cada edição permite ao público a rica e agradável fruição dos poemas, além da interação com valioso patrimônio da Cultura mineira.

Para o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, esse é mais um canal utilizado para resgatar e valorizar o legado de importantes autores. “É com alegria imensa que colocamos mais esse projeto no ar, depois do grande sucesso da primeira edição. O ser humano precisa de poesia para trazer mais leveza à vida e mergulhar nas obras desses grandes escritores é uma oportunidade ímpar”, completa.

O projeto foi um sucesso de crítica e de público em sua primeira temporada, registrando grande audiência — foram mais de 15 mil visualizações. Os podcasts da primeira fase do projeto também estão disponíveis para os ouvintes na mesma plataforma. Nela, é possível conferir os poemas de Alphonsus de Guimaraens, Henriqueta Lisboa, Lina Tâmega Peixoto, Maria Lúcia Alvim, Laís Correa de Araújo, Abgar Renault, Carlos Drummond de Andrade e Adão Ventura.

A curadoria do Vozes Poéticas de Minas é da Academia Mineira de Letras, responsável pela seleção dos autores e dos textos para o projeto. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Ejef, realizou a produção técnica dos programas com gravação, edição, armazenamento digital e a preparação do conteúdo elaborado para a veiculação em podcast.

Serviço

Academia Mineira de Letras

Vozes Poéticas – 2ª temporada

Lançamento 15 de março

 

Acesso: http://ejef.tjmg.jus.br/vozes-poeticas-de-minas-poemas/


atualizado em 14/03/2022 - 17:00

comentários