Alergias e ressecamento aumentam após uso de produtos como álcool em gel e
sabão inadequado; álcool em gel caseiro também não é indicado
Uma das principais preocupações do brasileiro nos últimos dias tem sido com o Covid-19, o novo Coronavírus. A prevenção é a principal forma de impedir o avanço do surto da doença, que tem causado consequências em todo o mundo. Seguir as recomendações é fundamental, mas é preciso tomar cuidado para que a pele não sofra as consequências.
O dermatologista Fábio Gontijo explica que o uso constante do álcool em gel, juntamente com sabão impróprio para a pele, pode aumentar os casos de ressecamento e alergias. “Precisamos focar em prevenção. Por isso, vale ressaltar que qualquer tipo de sabão, como sabonete, detergente e outros, é válido para prevenção contra o coronavírus. É claro que muita gente não terá disponível, a qualquer momento do dia, apenas sabonetes próprios para a pele. Então, o ideal é investir nos cuidados após a higienização”, orienta.
Fábio enfatiza que o indicado nesse momento é ir ao médico apenas em casos de urgência e emergência. “Por isso, os cuidados devem ser em casa. Se surgir algum tipo de alergia leve, mantenha os cuidados comuns ao qual você já está acostumado. Não é necessária preocupação nesse sentido, pois é possível manter os cuidados com algumas ações básicas. Procure um médico apenas em casos mais significativos”, diz.
Cuidados
O especialista explica que para evitar alergias, a primeira indicação é conferir a composição do sabão no rótulo do produto. “Caso tenha algum componente ao qual você possui alergia leve, o ideal é optar por outra opção. Caso não seja possível, tome um antialérgico que você já esteja acostumado antes de utilizar o produto”.
O mais comum nesse momento é o ressecamento. “O uso constante do álcool em gel deixa a pele mais seca. Além disso, produtos como detergente e sabão em barra também não são próprios para a pele. Nesse caso, o recomendado é intensificar o uso do hidratante para manter a pele saudável”.
Álcool em gel caseiro é um risco para a saúde
Após o surto da Covid-19, começaram a circular diversas notícias falsas nas redes sociais e aplicativos de mensagens . Nesse momento, é necessário atenção para evitar riscos à saúde. Uma dessas notícias ensina a produzir álcool em gel caseiro para quem não consegue encontrar o produto em supermercados ou farmácias.
Fábio Gontijo alerta para os riscos dessa prática. “Além de possuir eficácia duvidosa, o produto não possui supervisão especializada e pode causar riscos à saúde, como alergias graves e queimaduras na pele. Por isso, utilize sempre os produtos encontrados em locais autorizados ou, caso não consiga encontrar, uma boa higienização apenas com sabão já é suficiente para prevenir contra o vírus”, afirma.
Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.
Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram