Crédito: Savassi Festival – Foto Jessica Vitorino.

 

Promovido pelo Savassi Festival, um dos maiores eventos de jazz do brasil, edição traz programação especial para os pequenos

O Instituto Unimed-BH, que comemora seus 20 anos, e o Instituto Cidades Criativas apresentam o Jazzinho – Jazz para Crianças, que leva uma programação instrumental gratuita e cuidadosamente pensada para o público infantil à Praça Floriano Peixoto, no domingo, dia 23 de abril. O evento é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultural e tem patrocínio do Instituto Unimed-BH via incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores.

A programação está recheada com grandes nomes da música e espetáculos que prometem sensibilizar e divertir o público. As atrações serão “André Mehmari toca Clube da Esquina para todas as Gerações”, às 16h, e Túlio Mourão com o show “Entre Beatles e Stones”, às 17h30.

“O Jazzinho – Jazz para Crianças surgiu como parte do Savassi Festival em 2015 com o objetivo de levar uma programação de muita qualidade aos pequenos, a partir de um repertório de jazz, que nem sempre é apresentado a esse público. E deu tão certo que se tornou um evento independente, voltado para toda a família”, comenta Bruno Golgher, idealizador do projeto.

Programação

“André Mehmari toca Clube da Esquina para todas as Gerações”

No ano de 2007, André Mehmari gravou um álbum em piano solo dedicado ao cancioneiro sagrado do Clube da Esquina em arranjos intimistas: delicados e minimalistas. O projeto era a sequência natural depois da excelente repercussão do álbum também em piano solo dedicado aos Beatles (2005), para a mesma série intitulada MPBaby. Mehmari utiliza um piano expandido como gerador de um amplo colorido sonoro e emprega instrumentos complementares, criando uma pequena orquestra e um ambiente afetivo para apresentar com muito carinho a música do Clube para seus novíssimos ouvintes.

Link para o drive de foto divulgação:

https://www.dropbox.com/sh/lvneorfogx4p5ny/AAAl6Mg57PbgPyUcz_cLBXUna?dl=0

Túlio Mourão no show “Entre Beatles e Stones”

No show “Entre Beatles e Stones” o pianista e compositor Túlio Mourão presta tributo aos grupos de rock que são ainda ídolos de sua geração. Beatles e Rolling Stones são evocados em recriações pianísticas que significam muito para o músico a partir de um prazeroso desafio. Muito longe de saudosismos, Túlio afirma que o rock dos anos 70 acontecia sob a bandeira de ruptura, positividade e corajosa experiência na renovação das instituições sociais. “É difícil entender a juventude sem ousadia. Para mim, Stones hoje são importantes para o equilíbrio planetário. Uma irresistível vibração de positividade com força para neutralizar a angústia, incerteza e a falta de perspectiva. Beatles há muito deixou de ser um grupo adolescente inglês para se tornar o fenômeno planetário de nossos dias, que hoje reconheço como importante acervo poético da humanidade. Também é uma experiência bastante rica me encontrar com esse repertório rock com o tempo e a distância que me deram bagagem em muitas direções – técnicas, conceituais, artísticas e emocionais”, conta. O formato do show é de trio, e Túlio convidou os músicos Renato Saldanha no violão e guitarra, e Serginho Silva na percussão para acompanhá-lo. Neste show Túlio Mourão promete, finalmente, atender aos insistentes pedidos dos fãs e tocar Pitágoras, sucesso dos Mutantes na época em que o artista integrava a banda, nos anos 70.

Link para o drive de foto divulgação:

https://mail.google.com/mail/u/1/#search/tulio?projector=1

SERVIÇO:

Jazzinho – Jazz para Crianças

Data: 23 de abril de 2023 – Domingo

Local: Praça Floriano Peixoto

Show “André Mehmari toca Clube da Esquina para todas as gerações”

Horário: a partir das 16h.

Túlio Mourão no show “Entre Beatles e Stones”

Horário: a partir das 17h30

Programação gratuita

Patrocínio: Instituto Unimed-BH – Patrocínio viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

Realização: Instituto Cidades Criativas e Savassi Festival

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse  www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Instituto Cidades Criativas

O Instituto Cidades Criativas é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é transformar Belo Horizonte e seu entorno em um núcleo criativo por meio de projetos culturais, urbanísticos e educacionais. De caráter multidisciplinar e agremiador, o Instituto Cidades Criativas abre-se à participação de profissionais das mais diversas áreas: matemáticos, arquitetos, demógrafos, engenheiros, economistas, biólogos, artistas, designers, produtores culturais, etc. Trata-se de uma iniciativa singular que afirma a criatividade como a maior fonte de riqueza e dinamismo no mundo atual. http://www.cidadescriativas.org.br/site/

Savassi Festival

O Savassi Festival é um festival de jazz e de música instrumental realizado anualmente, desde 2003. Desde sua criação, o evento já reuniu mais de 375 mil pessoas, que conferiram apresentações de jazz e música instrumental em teatros, bares, casas de shows, restaurantes e espaços públicos da capital mineira. O festival também realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, parcerias com instituições e comerciantes locais e o recolhimento de alimentos não perecíveis destinados para a doação. www.savassifestival.com.br


atualizado em 27/04/2023 - 14:27

comentários