Crédito: Carol Reis.

Professor Riccardo Cassoli aborda a obra-prima do escritor em vídeo disponível no dia 09/12

700 anos se passaram desde a morte do poeta Dante Alighieri e ainda há muito a se aprofundar em “A Divina Comédia”. Diante disso, a Academia Mineira de Letras convida o professor Riccardo Cassoli para a palestra “Do Inferno ao Paraíso – nos 700 anos da morte de Dante Alighieri”, homenageando um dos maiores escritores da história da literatura.  O vídeo pode ser conferido no canal de Youtube da AML a partir das 11h do dia 9 de dezembro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Cassoli vai explanar sobre a estrutura, os simbolismos e as alegorias presentes na obra-prima do poeta, “A Divina Comédia”. Ele explica que, mesmo depois de 700 anos, ainda vale a pena embarcar na “aventura de viajar com Dante” e ressalta, segundo palavras do próprio Alighieri, que uma obra sagrada deve ser lida em quatro níveis: o literal, o alegórico, o moral e o anagógico (místico).

O palestrante observa que, muito comumente, o leitor limita-se a interpretar tal somente o texto dantesco e a alegoria (o sentido subentendido), sem se preocupar em entender o que Dante escreve para a nossa felicidade (significado moral) e para a nossa salvação (nível anagógico). Nesse contributo, o professor tentará fazer mais para despertar a curiosidade de entender a Obra Prima de Dante mais em profundidade.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o palestrante

Riccardo Cassoli é professor de Literatura e História na Fundação Torino. É formado em Literatura Moderna pela Universidade de Macerata, onde defendeu tese sobre a Literatura Italiana no século XIX. Ele já ministrou palestras na Itália e em outros países da Europa, sempre falando sobre temas relacionados à história e à literatura da Itália, além da obra de poetas, pensadores e dramaturgos, como Giacomo Leopardi, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello.

SERVIÇO:

Palestra “Do Inferno ao Paraíso – nos 700 anos da morte de Dante Alighieri – com Riccardo Cassoli

Data: a partir de 9 de dezembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 09/12/2021 - 15:59

comentários