Caio Boschi – Divulgação.

O acadêmico faz uma homenagem à instituição em vídeo disponível a partir de 6/09 no canal de youtube da AML

acadêmico Caio Boschi apresenta a palestra “No centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte”, na qual aborda a trajetória e relevância da instituição nesses 100 anos. A palestra estará disponível no dia 6 de setembro, às 11h, no canal de YouTube da AML. 

“Ocasiões comemorativas, como agora a do centenário de criação da Arquidiocese de Belo Horizonte, mais do que festejos, devem ser momentos de reflexão, de análise, de compreensão do presente como instrumento de melhor formação e inserção no futuro. Futuro que, como nunca, queremos mais humano, mais justo, mais igualitário”, ressalta Caio Boschi.

Embora centrada na capital, a Arquidiocese de Belo Horizonte abrange 28 municípios mineiros, sendo composta, atualmente, por mais de 300 paróquias. A ideia da criação do bispado de Belo Horizonte surgiu em 1914, com a crescente importância política da cidade e seu espantoso desenvolvimento econômico. Atendendo ao desejo da população, dom Silvério Gomes Pimenta, arcebispo de Mariana, aceitou dirigir o movimento para a criação do novo bispado.

Em 1919, uma comissão foi nomeada por dom Silvério para cuidar do processo. Na última sessão realizada por essa comissão foi lido um documento assinado pelo monsenhor F. Cortesi, auditor da Nunciatura, avisando que as bulas para a implantação do bispado já tinham sido expedidas.

A Diocese de Belo Horizonte foi efetivamente criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula “Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe”, elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

Sobre o palestrante:

O historiador Caio César Boschi é professor na PUC Minas e aposentado do Departamento de História da UFMG; membro da Academia Mineira de Letras; sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

SERVIÇO:

Palestra online “No centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte” com Caio Boschi

Data: a partir de 6 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras


atualizado em 05/09/2022 - 12:30

comentários