Reprodução de trecho do vídeo.

Atividades que usam a expressão corporal tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Assista o vídeo pelas redes sociais da instituição

Independente de qualquer desânimo e tristeza que a pandemia da Covid-19 tenha causado no Brasil e no mundo, o Natal, uma das datas mais esperadas e celebradas, ainda vem animando muitas pessoas e prova disso está no CENSA Betim (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG). Mostrando que a alegria ainda está em alta por lá, a equipe multidisciplinar, colaboradores e educandos que fazem parte da instituição, gravaram um vídeo natalino bem animado, deixando claro que a união – respeitando todos os protocolos – é mais importante que qualquer outra coisa. Assista:https://fb.watch/2nqcE2CUzP.

De acordo com a mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, a gravação do vídeo foi estruturada por três razões principais: a primeira para introduzir os educandos no clima de Natal, uma vez que devido à pandemia a maioria não passará o Natal com os familiares.

Segundo para enviar para os familiares como um cartão eletrônico divertido, mostrando que apesar da quarentena, mantemos o bom humor e a alegria em níveis elevados, o que ajuda a também manter nosso sistema imunológico ativo. E por último, para trabalhar a expressão corporal na expressão dos sentimentos e emoções. A utilização do corpo como instrumento de comunicação é importante para todo indivíduo, em especial para as pessoas com deficiência na comunicação e na fala.  “A gravação do vídeo com a música ‘Jingle Bell Rock’ foi uma alegria, já que além dos nossos colaboradores, nossos educandos participaram com muito entusiasmo. O CENSA parou no dia das gravações e não se falava em outra coisa. Cada colaborador valorizado no seu setor de trabalho, teve a oportunidade de mostrar com descontração que aqui nós trabalhamos com amor. Contamos aos educandos que o vídeo seria um presente para as famílias e por isso a emoção ficou à flor da pele. Assim, as atividades que enfatizam este modo de expressar estão totalmente ligadas as artes, que aliás, são atividades que temos no CENSA Betim através do teatro, da música e do artesanato, que nossos educandos participam diariamente”, comenta.

Segundo Natália Costa, através da arte, os educandos descobrem novas possibilidades de expressão e o vídeo gravado pela instituição neste fim de ano foi mais um bom exemplo disso. “Existe muita animação dos educandos no processo de criação das montagens teatrais, nas coreografias musicais e no design das peças das oficinas. O entusiasmo nos processos de criação dos espetáculos, é algo que vemos nitidamente neles e funciona terapeuticamente como um catalizador dos neurotransmissores da felicidade: a endorfina, a dopamina, a serotonina e a ocitocina. Com isso, conseguimos possibilitar o desenvolvimento da auto estima, da auto eficácia e consequentemente da autonomia e da capacidade de escolha dos educandos. Esse vídeo foi produzido com carinho e dedicação e, após postado nas redes sociais, todo esse carinho voltou para nós em forma de feedback dos seguidores do CENSA”, completa

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

 

Vídeo de Natal: https://fb.watch/2nqcE2CUzP/

Site: www.censabetim.com.br

Instagram: www.instagram.com/censabetim

Facebook: www.facebook.com/censabetim


atualizado em 14/12/2020 - 19:07

comentários