Fartura BH 2022 – Foto Oranduu.

 

Evento conta com grandes nomes nacionais e internacionais em edição comemorativa de uma década

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Plataforma Fartura realiza o Festival Fartura Belo Horizonte especial de 10 anos, no Mirante Belvedere. Na edição em que comemora uma década, antecipando o Ano do Brasil na França (2025), traz o tema Minas-França com a presença de chefs franceses, como os estrelados David Mansaud e Damien Montecer. Participam também mineiros com influência da gastronomia francesa, além de nomes que representam os sabores tradicionais do estado. Entre eles: Silvana Watel (BH), Márcia Nunes (BH) e Rafael Pires (Tiradentes).

A comemoração do 10° aniversário marca um amadurecimento da Plataforma, que já explorou a gastronomia do Brasil a fundo e agora intensifica suas ações internacionais. Em 2024, além de passagens por Portugal, o Fartura marcou presença na Embaixada do Brasil na França, com um jantar para membros da Unesco, e foi o responsável pelo Minas Bar, enorme sucesso nas Olimpíadas de Paris. Agora é a vez de receber a França em Minas Gerais.

“Nesses 10 anos, tivemos muitas conquistas. Expedições gastronômicas, viagens, festivais em todas as regiões do Brasil o que trouxe grandes realizações, prêmios importantes e reconhecimento. E agora temos a segurança de dar esse passo, estreitando as nossas relações internacionais para levar, cada vez mais, a gastronomia brasileira – e principalmente mineira – pra fora. E também receber outros países no nosso estado, mostrando toda a riqueza que é a nossa gastronomia”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma.

O formato segue o já consagrado dos Festivais Fartura, com opções de pratos e petiscos nos estandes de restaurantes convidados; cozinhas ao vivo – quando o chef prepara os pratos na hora e todos podem provar, onde estarão presentes os convidados internacionais; espaço para aulas práticas e teóricas; a Mercearia Fartura, com produtos de origem, além de palco com shows musicais e DJs embalando a programação. Entre os já confirmados estão as bandas Tocaia, Mambo Jazz, Bagatelas e Aricia Ferigato.

O Festival Fartura Belo Horizonte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apresentado pela Gasmig, com patrocínio do Bradesco, Claro, Cemig e Sistema Fecomércio MG. Conta, ainda, com apoio do Bem Brasil, Supermercados Verdemar e Construtora Rawal.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

<span;>Nas cozinhas ao vivo, os chefs franceses convidados preparam suas especialidades sozinhos e em dupla com o belo-horizontino Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis, que conduz uma cozinha mineira contemporânea. São eles:

• David Mansaud, duas estrelas Michelin pelo Hotel Belmond Copacabana Palace, onde é chef executivo e diretor de A&B, além de consultor gastronômico na Ro.Da Brasil e Da.Ro Internacional, tendo passado por diversos outros restaurantes.

• Damien Montecer, também da França, com passagem por restaurantes estrelados como o Moulin de Mougins, três vezes premiado pelo guia Michelin. Seguiu para Londres e Nova Iorque, até se firmar no Rio de Janeiro, onde passou por renomados restaurantes e hoje atua como consultor no mercado de luxo.

No espaço de restaurantes, os chefs preparam seus pratos ao longo de todo o dia. Nele estarão:

• Elia Schramm, convidado especial suíço radicado no Rio de Janeiro, que já conquistou um estrela Michelin e comanda um dos restaurantes mais bem sucedidos da capital carioca, o Babbo Osteria.

• Rafael Pires,  esquentando para o Ano do Brasil na França (2025), o Festival conta com chefs especializados e apaixonados pela gastronomia francesa. Pires é formado pela Escola de Artes Culinárias do Institut Paul Bocuse, na França, e chef do famoso Mia Restaurante, em Tiradentes (MG).

• Silvana Watel, da Francette (BH), traz os tradicionais crepes franceses, feitos com sarraceno, com aqueles toques da gastronomia brasileira.

• Victor Zuliani, do Montê (BH) , estará representado pelo chef que assina o menu da casa.

• Renata Andrade e Euler Edjar, do Eddie Lado B (BH), não deixam faltar ícones da panificação e confeitaria francesa.

• Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado, do Ōkinaki (BH), garantem pratos incríveis para quem é fã de culinária asiática.

• André Prates, do Vila da Lavanda (Brumadinho), leva suas experiências gastronômicas da Serra da Moeda;

• Márcia Nunes, do Dona Lucinha (BH), que segue com a tradição mineira à risca;

• Gabriel Trillo, do Omilia (Nova Lima), com sua refinada cozinha.

• Vânia Cunha que comanda o Restaurante do Mercado em Conceição do Mato Dentro.

Na Mercearia Fartura, produtos mineiros de origem são comercializados por seus próprios produtores, fomentando a economia local. Será possível levar pra casa:

• Sucis, da BZ Sucos Artesanais (Brumadinho, MG)

• Geleias, da Provençal Gourmet (Belo Horizonte, MG)

• Antepastos, da Villa Emília (Divinópolis, MG)

• Sorvetes, do Lullo Gelato (Belo Horizonte, MG)

• Queijos, do Ribeiro Fiorentini (Governador Valadares, MG)

• Cafés, do Cria Café (Belo Horizonte, MG)

• Pães, do DU KANTO (Nova Lima, MG)

• Cachaças, do Cachaças Meritíssima e Paraisana (Sabinópolis, MG)

• Embutidos, da Charcuteria Sagrada Família (Montes Claros, MG)

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

No Palco Sesc, bandas e DJs se apresentam ao longo dos dois dias de programação, contribuindo para a atmosfera do festival. Estão na programação:

• Tocaia, banda carioca de forró, composta por Renata Neves, Mari Jasca, Paloma Ronai e Bela Ciavatta. Em dois anos, já tocaram em locais renomados como Circo Voador (RJ) e Canto da Ema (SP). Em 2024, lançaram seu primeiro álbum, Fagulha, mesclando forró com outros estilos e composições próprias.

• Bagatelas, que combina jazz, música brasileira e pop em arranjos dinâmicos e criativos. Seus shows são marcados por medleys e mashups, que exploram diferentes gêneros musicais, capturando o público com uma performance eclética e envolvente.

• Mambo Jazz, que tem um repertório de música latina e brasileira com uma roupagem dançante e única. Com influências de Chucho Valdés e Milton Nascimento, o grupo mistura jazz com ritmos cubanos e afro-brasileiros.

• Aricia Ferigato, harpista e improvisadora, doutora em performance musical. Seu trabalho explora a harpa em terrenos experimentais e jazzísticos, transitando entre o free jazz e o spiritual jazz.

• Chorinho de Quarta, celebrando o choro em rodas abertas ao público. Seu repertório explora clássicos de Pixinguinha e Jacob do Bandolim, proporcionando uma experiência autêntica e imersiva na música brasileira.

• DJ Fê Linz, destaque em Belo Horizonte pela diversidade musical e sua habilidade em recriar festas dos anos 60 a 90. Com influências familiares, seu repertório mistura tendências de diferentes décadas, criando uma atmosfera única de alegria e nostalgia.

• Pablo Araújo, violonista, une-se ao flautista Bill Davison no show “Falta uma Parte”, no qual apresenta música brasileira instrumental. Com influências diversas, o repertório combina composições próprias e clássicos da MPB em arranjos que cruzam o convencional.

• Raíssa Anastasia e Regional, um grupo de choro composto por mulheres, com a missão de quebrar estereótipos de gênero e renovar o choro brasileiro. Com repertório autoral e releituras, o grupo preserva e moderniza o gênero, trazendo representatividade ao cenário musical.

• DJ Aída amante de rock, soul, jazz e pop, transita por estilos diversos e, desde que se tornou mãe, foca também em eventos voltados ao público infantil e familiar, com o objetivo de aproximar gerações através da música.

Uma programação itinerante ainda roda o evento, animando o público, com apresentações de Charanga Pop, Tuba Magra com palhaço Chassi de Grilo, Blues Box e Charrete Jazz Band.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura acontecem desde 2012 e já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014. Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Serro, Conceição do Mato Dentro, Brasília, Lisboa e Porto estão entre elas.

SERVIÇO

Festival Fartura Belo Horizonte – especial 10 anos

19 de outubro, das 12h às 20h

20 de outubro, das 12h às 20h

Mirante Belvedere (Av. José Maria Alkimin, s/n. Belvedere)

Mais informações:

www.farturabrasil.com.br

@farturabrasil


atualizado em 19/10/2024 - 08:02

comentários