O empresário Josué Júnior aprendeu a empreender com o pai e, hoje, transmite esse legado para os filhos

O mês dos pais é uma oportunidade para reconhecer e celebrar o papel fundamental da figura paterna na vida dos filhos. Uma das maneiras mais importantes pelas quais os pais podem impactar positivamente o futuro de seus filhos é incentivando a mentalidade empreendedora desde a infância. O empreendedorismo é uma habilidade valiosa que pode ser estimulada desde cedo nas crianças, além de ter um papel crucial na economia e no progresso social, pois gera empregos, estimula a inovação e promove o crescimento econômico.

Josué Júnior, empreendedor visionário, CEO e gestor em múltiplos segmentos de atividades, conta que sua inspiração veio do seu pai que sempre o incentivou a seguir esse caminho. “Eu comecei nesse caminho muito cedo, com 10 anos já estava trabalhando e vendendo amendoins caramelizados e pipas no meu bairro. E o meu pai sempre me incentivando. Ele foi uma peça fundamental no empreendedor que sou hoje. Com ele aprendi a ser corajoso, não desistir e a ver beleza no empreendedorismo. O trabalho sempre foi passado a mim e a meus irmãos como algo valoroso”, ressalta.

Para Josué, a resiliência e a persistência são os principais valores do empreendedorismo e ele passa isso para os seus filhos com muita transparência. “Sempre divido com eles os desafios que enfrento e ensino que juntos nós podemos buscar soluções. É quando entra a persistência, mostro para eles que nem sempre vai ser fácil e vai dar tudo certo de primeira. Além disso, ensino a integridade: agir com a verdade sempre é o melhor caminho”, diz.

Outra habilidade fundamental para quem empreende é o pensamento criativo. O empreendedorismo exige uma mentalidade inovadora. Dessa forma, a pessoa que sempre busca fazer o que ninguém faz ou pensa em algo totalmente diferente das outras pessoas faz com que os ambientes onde ela atua sejam inovadores e com grande potencial de sucesso.

Como incentivar as crianças?

Hoje, o segredo de grandes empresários no mundo empreendedor diz respeito a 80% das suas habilidades emocionais. Então, é muito importante que os pais ensinem os filhos a lidarem com a gestão dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções. “Ensine o seu filho a desenvolver habilidades emocionais, empatia sobre comunicação, liderança, trabalho em equipe. São valores essenciais para lidar com os negócios”, afirma.

Além disso, permita que as crianças explorem os seus próprios interesses, aquilo que é desejo pessoal, a não repetir algo por repetir, mas sim para descobrir dentro de si aquilo que o faz feliz. Oriente também sobre a importância de aprender com os erros. “Coloque eles para assistirem vídeos interativos, ativos pedagógicos, brinquedos pedagógicos, cursos, ferramentas em geral que possam ajudá-los aprender sobre o mundo do empreendedorismo. Outro conselho é permitir que seus filhos aprendam a tomar decisões sozinhos. Da mesma forma, comunique-se abertamente, fale sobre negócios, sobre ideias de negócios, dê a eles possibilidades de poder pensar em ser donos dos seus próprios negócios”, completa.

Rebecca, a filha mais velha, já demonstra iniciativa empreendedora. A menina de apenas cinco anos, sem nenhum incentivo, apenas pelo exemplo e inspiração nos pais, produziu pulseiras sozinha e pediu para vender na empresa do pai, pois queria comprar um brinquedo. “Nós levamos ela até o shopping para comprar o brinquedo com o próprio dinheiro e nisso ela entendeu o ciclo do empreendedorismo. Hoje ela já tem, com simplicidade, essa mentalidade de que se ela produz algo e vende, ela recebe dinheirinho por isso. É muito legal essa experiência que a Rebecca está vivendo”, finaliza Josué Júnior.

Fonte: Josué Júnior – empreendedor visionário, CEO e gestor em múltiplos segmentos de atividades (Siga @josuecunhajunior).

Foto: Internet


comentários