Entenda como essa tecnologia funciona e como ela é benéfica para quem tem odontofobia

A odontofobia (medo de ir ao dentista), a ansiedade odontológica ou até mesmo os procedimentos demorados faz com que as pessoas evitem os tratamentos odontológicos, ou se submetendo a tratamentos alternativos que podem agravar o problema, assim prejudicando a saúde bucal. Para resolução desse problema, a sedação com óxido nitroso pode ser a solução.

Essa tecnologia é capaz de fazer com que a experiência com o dentista, além de não ser traumática, seja extremamente confortável. “A sedação consciente com óxido nitroso é indicada para os pacientes que, às vezes, têm trauma, medo de dentista. Para aqueles procedimentos demorados, cirurgias e tratamento de canal”, destaca o Dr Roberto Gamarano, dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé

O dentista explica que é uma tecnologia através do oxigênio, com óxido nitroso. “O paciente vai inalar esse gás e durante o procedimento ele vai sentir uma diminuição do estresse, um relaxamento, uma analgesia que é a sensação de diminuição de dor. Isso vai levar uma experiência muito melhor para a pessoa”, diz.

O óxido nitroso é um anestésico inalatório fraco, um dos usos mais comuns dele é na anestesia geral, onde ele é combinado com outros anestésicos inalatórios e intravenosos. Ele atua no sistema nervoso central acalmando o paciente de forma rápida e segura, diminuindo a sua sensibilidade à dor.

Benefícios desse procedimento

Alívio do estresse e ansiedade;
Ação rápida e segura;
Efeito anestésico;
Rápida recuperação;
Ausência de efeitos colaterais;
Ajuda a manter uma boa saúde bucal por não ter mais medo do dentista.

Além disso, é um mecanismo de baixo risco pois a pessoa que inala o gás fica consciente o tempo todo. Tem um um efeito de início em 30 segundos, com um pico em mais ou menos 5 minutos e é eliminado assim que exalado e o efeito é revertido rapidamente.

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé – www.clinicaodontologicasante.com.br –

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação


comentários