Conheça a canção: https://open.spotify.com/track/5mGaKCm4vjwh9TGBW9Q3JO
Um dos grandes destaques do Rock Alternativo, a banda “Town”, com 24 anos de carreira e muitas histórias na bagagem, acaba de lançar mais uma novidade para os fãs. Desde o dia 05 de maio, o grupo de Mário Campos-MG, formado pelos músicos e irmãos, César Rodrigues (vocal & guitarra), Douglas Rodrigues (teclados, guitarra base & voz) e Ivan Rodrigues (baixo & voz), lançou nas plataformas digitais a canção “Os Vaga-Lumes”, faixa que fará parte do seu mais novo álbum intitulado por “Armas & Rosas”. Em um bate papo bem descontraído, os integrantes revelaram sobre como foi o processo de criação da nova música, passando pela composição, arranjos, linha do baixo e também sobre a mixagem e masterização que foi feita pelo produtor musical “Giu Daga”, um dos maiores nomes do cenário, sendo ganhador de 3 Grammys Latinos com Titãs, NX Zero, CPM22 e indicado a mais outros 9. Conheça a canção pelo link: https://open.spotify.com/track/5mGaKCm4vjwh9TGBW9Q3JO
De acordo com César (vocalista e guitarrista), a música ‘Os Vaga-Lumes’ não foi composta agora, mas no ano de 2007. Ele adiciona que a inspiração veio dos vaga-lumes, pois, assim como eles, cada ser humano tem o seu brilho próprio. “A minha inspiração literalmente foram os vaga-lumes. Eu estava em um fim de tarde, início da noite, quando começou uma ventania muito forte e nesse momento pude perceber vários deles sobrevoando o quintal da casa, e alguns deles se destacavam dos demais com uma luz forte. Isso não é comum entre eles, porque eles não se deslocam em grande quantidade como as abelhas e os gafanhotos, e aquilo atraiu a minha atenção e fiquei impressionado com a luz própria que eles possuem. Neste momento fiz um comparativo com o ser humano, pois cada um tem o seu brilho, a sua luz própria também e às vezes uns brilham mais que os outros, mas todos brilham. A música fala muito disso, de escolher o que é melhor pra você, a gente precisa escolher um caminho ou outro para adquirir mais luz e poder evoluir”, comenta.
Em relação ao seu processo de criação, César adiciona que tem o costume de compor, música e letra ao mesmo tempo. Para ele, o violão é indispensável e na hora dos arranjos, a união dos integrantes é essencial. “Geralmente eu componho da seguinte forma: música e letra ao mesmo tempo e ao longo dos anos raramente aconteceu alguma parceria em termos de composição. Na banda, o Douglas (tecladista) também possui algumas composições e já até compomos juntos, mas a maioria são todas minhas, inclusive eu assino todas as faixas do álbum ‘Armas e Rosas’. Já compus músicas na guitarra, mas gosto mesmo de compor com o violão. Quando chega a hora de arranjar, aí todos da banda contribuem, o Ivan com suas linhas de baixo, o Douglas criando arranjos no teclado e também definindo arranjos de bateria, eu penso nas guitarras e depois juntos vamos lapidando esses arranjos, ouvindo, analisando o que pode ser melhor para a música”, diz.
Arranjos & honra
Já para Douglas (teclados, guitarra base & voz), na parte de arranjos e composições, o novo trabalho está muito bem feito e com certeza vai agradar o público. Para ele, ter trabalhado com o produtor musical Giu Daga foi uma honra e alegria para todos os integrantes da banda. “Quando vamos arranjar músicas, eu gosto muito de pensar como um todo, não somente nos arranjos de teclado que é o instrumento que domino, mas de forma ampla. Com certeza isso acontece por eu ser também produtor musical, e me orgulho de ter produzido este trabalho incrível. O álbum ‘Armas e Rosas’ está impecável em termos de composições e arranjos. A música ‘Os Vaga-Lumes’ também conta com a mixagem e masterização do grande produtor musical Giu Daga. Participamos de uma promoção do Giu com essa música, onde ele selecionou 5 músicas, e para nossa surpresa, fomos selecionados. Para nós uma honra tamanha, ter uma música mixada e masterizada por um grande profissional que é o Giu”, comemora.
Linha do Baixo
Ivan (baixo & voz), também fala sobre o processo de gravação da linha do baixo, da música ‘Os Vaga-lumes’. “Quando vou criar o arranjo, o César já procura deixar gravada a guia com voz e violão bem básico mesmo. Aí eu coloco o áudio da base gravada no meu aparelho de som ou no computador, e ligo o baixo e vou arranjar a música. Colocando o melhor que posso para deixar bem legal. Certas músicas, dão um pouco de dificuldade na hora de arranjar, falta inspiração. Aí tem que ser aos poucos até chegar no ponto ideal. Gravo alguma coisa, vou ouvindo e reajustando. Já tem músicas que só de escutar no violão o arranjo vem todo na mente aí fica fácil, é só transferir a ideia para o instrumento. Mas mesmo assim, quando chego na sala de gravação e começo a gravar, a colocar a linha do baixo na música, mudo o arranjo na hora, no momento em que estou gravando e, isso aconteceu com a música Os Vaga-Lumes. Mas foi muito bacana gravar essa música, sentir a pegada dela ao estar ali naquele instante fazendo parte de um trabalho maravilho que é difícil até explicar. Então é isso galera, o meu processo para gravar funciona basicamente dessa forma. Espero que vocês curtam bastante. Um abraço a todos”, conclui.
Ficha Técnica
Os Vaga-Lumes
Town
Autor/Compositor: César Rodrigues
Produção Musical: Douglas Rodrigues e banda Town
Bateria: Midi
Baixo: Ivan Rodrigues
Teclados: Douglas Rodrigues
Guitarras e Voz: César Rodrigues
Gravação: Estúdio Piolho de Cobra (Mário Campos/MG) entre anos de 2020 e
2022
Mixagem e masterização: Giu Daga
Arte da capa: Douglas Rodrigues
Matéria: @felipe_jesusjornalista
atualizado em 08/05/2023 - 10:13