Entenda as diferenças entre os dois e saiba escolher o melhor para o seu negócio

O marketing digital envolve inúmeros parâmetros e estratégias para fazer a gestão de uma marca na internet. Um desses critérios é o tráfego, que resumidamente, é o conjunto de visitas dos usuários ao seu site. Esse tráfego pode vir de forma natural ou pode ser adquirido investindo dinheiro para que ele aconteça.

O tráfego orgânico corresponde aos visitantes que chegam até o site, blog ou redes sociais por meio de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. E tudo isso sem precisar investir em campanhas de anúncios. “Esse alcance orgânico mostra que realmente as pessoas se interessaram pelo serviço, por meio de uma curtida, por exemplo, ou na visualização de um vídeo postado, ou até mesmo por um clique no site”, destaca Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2x.

Já o tráfego pago, é preciso investir diretamente para que os usuários acessem a página, seja em links patrocinados em buscadores ou posts impulsionados em redes sociais. “Um operador de tráfego pago digital é o responsável pela compra de cliques nos canais pagos, como o Google e Social Ads, e a gestão desse tráfego também é conhecida como gestão de mídia paga”, destaca Daniel.

Em suma, a diferença entre os dois é que o orgânico gera autoridade com resultados a longo prazo e o tráfego pago gera esses resultados em um prazo menor, quando bem feito. Mas o ideal, de acordo com Daniel, é que ambos sejam trabalhados em conjunto, cada um com seu objetivo bem definido.

Tráfego orgânico ou tráfego pago?

A decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago deverá levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis. “Os dois se complementam, ou seja, resultados melhores serão alcançados se a sua empresa realizar investimentos nos dois tipos”, frisa o CEO da Agência Natusold.

Além disso, é  preciso pensar a longo prazo desde o início das atividades, pois o tráfego orgânico trará resultados a partir de determinado momento. Ao mesmo tempo, para fazer as vendas aumentarem, o tráfego pago é capaz de alavancar a empresa já nas primeiras semanas. “Essas estratégias quando aplicadas de maneira  certa, complementam uma à outra. Também, a diversidade de tráfego é boa para o site, o que faz com que o orgânico melhore também”, conclui Repsold.

Fonte: Daniel Repsold, proprietário das empresas Mark-Se Marcas BH e Agência Natusold, e sócio proprietário das empresas Ginme e System D2. – @agencia.natusold | @marksemarcasbh –

Foto: Fonte – Internet


atualizado em 04/04/2023 - 15:47

comentários