Entenda a importância da frequência nos treinos

Ao começar a academia ou qualquer outro tipo de atividade física, é bem recorrente que as pessoas desistam logo de cara. A falta de persistência e consistência nos exercícios é algo presente nas academias de todo Brasil. Estudos apontam que mais de 50% das pessoas desistem de treinar antes de completarem 3 meses após a matrícula. Mas, a continuidade é importante para manter a constância, alcançar os resultados desejados e melhorar a qualidade de vida.

Manter a frequência nos treinos, antes de tudo, é o que vai garantir que os resultados apareçam, independente de quais sejam os seus objetivos com o exercício. “Mantendo a rotina você também poderá observar fortalecimento muscular, das articulações, e também o aumento da flexibilidade. Dessa forma, fica visível a evolução nos treinamentos”, destaca o profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach, Bruno Viotti.

Além disso, Bruno explica que não adianta praticar atividade física cinco dias em uma semana e na outra não fazer nenhuma vez. “Criar uma rotina ajuda a preparar o seu corpo e a sua mente para fazer os exercícios com motivação. Os treinos precisam seguir um planejamento e frequência para trazer os resultados esperados, pois quando são esporádicos, não trazem os efeitos desejados”, diz.

Para criar o hábito de treinar, a primeira coisa que deve ser feita é estabelecer uma rotina. É importante planejar as atividades do dia com antecedência e separar um tempo para os treinos. Mas, se a escolha é treinar de forma regrada, é importante estabelecer um horário fixo para os exercícios e evitar encaixar em janelas ao longo do dia.

Como ter constância nos treinos?

Escolha uma boa academia;
Defina metas alcançáveis;
Determine dias e horários exatos para treinar;
Prepare a mochila um dia antes;
Crie uma playlist para treinar;
Encontre uma atividade que goste;
Convide algum amigo para fazer exercício físico com você;
Conte com a ajuda de um profissional.

De nada adianta ter um treino difícil e exigente, se você perde a motivação para fazê-lo com frequência. Do mesmo modo, um treino muito fácil e leve pode se tornar enfadonho e não estimular o desenvolvimento, levando à desistência.”O profissional da área é capaz de desenvolver um treinamento que estimule o desenvolvimento de forma saudável e gratificante. Assim, é mais fácil se manter motivado e colocar essa prática como fundamental no seu planejamento semanal”, ressalta o profissional de educação física.

Fonte: Bruno Viotti, profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach. @bruno_viotti.

Foto: Fonte – Internet


atualizado em 11/04/2023 - 18:00

comentários