Entenda os riscos de não ir às consultas odontológicas

Desde criança as pessoas escutam sobre a importância de ir às consultas odontológicas e que uma boa higienização diária é capaz de evitar doenças. Para grande parte das pessoas, a limpeza é aplicada ao cotidiano com facilidade, porém, muitas outras deixam a saúde bucal de lado quando apresentam problemas por conta da odontofobia e da ansiedade odontológica.

A odontofobia ou medo de dentista é comum em pacientes que tiveram experiências de dor e desconforto anteriores. As crianças também podem apresentar esse medo não somente por experiências passadas, mas pelos pais ou responsáveis expressarem certa ameaça para terem como princípio a higienização bucal em casa. O Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé, Roberto Gamarano explica que para evitar esse desconforto, é importante que o profissional saiba identificar e assim oferecer a melhor qualidade durante o atendimento odontológico, sem que essa condição interfira no seu bem-estar e cuidado com a saúde bucal. “É indispensável diferenciar o medo da fobia. O dentista precisa avaliar se o paciente é ansioso ou odontofóbico, pois os sintomas são mais perceptíveis e agressivos “, diz.

Além disso, as pessoas que têm medo de realizar procedimentos odontológicos  estão mais propícias a terem doença periodontal e perda precoce de dentes.Não ir ao dentista pode ter um custo emocional também. “Dentes danificados ou com coloração alterada podem deixar as pessoas inseguras. Elas podem vir a sorrir menos e a tentar manter as suas bocas parcialmente fechadas quando falarem. Alguns ficam tão envergonhados com os seus dentes que isso chega a impactar a sua vida pessoal e profissional. Geralmente, há uma perda importante de autoestima”, destaca Roberto.

Como lidar com pacientes com odontofobia 

  • Anamnese detalhada;
  • Triagem;
  • Educação para a saúde bucal;
  • Ambiente aconchegante;
  • Estudar sobre Odontofobia e suas causas;
  • Ser atencioso e paciente;
  • Aconselhar ajuda profissional.

Visitar o dentista regularmente previne cáries e a perda de dentes, e vai muito além da questão estética. “É muito importante manter a saúde bucal para evitar problemas graves como infecções e até mesmo doenças cardiovasculares. Por essa razão, a odontofobia precisa ser superada, uma vez que quem tem medo de dentista negligencia os cuidados bucais”, conclui o dentista.

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé  – www.clinicaodontologicasante.com.br

Foto: Fonte – Internet


comentários