Especialista esclarece as situações do dia a dia em que a IA é aplicada

 

A tecnologia está evoluindo e promovendo novos avanços tecnológicos. Por essa razão, a inteligência artificial tem se potencializado de forma progressiva. Em suma, é uma tecnologia que permite que as máquinas e sistemas digitais aprendam através da experiência, percebam mudanças, se ajustem a elas, e que possam realizar as tarefas de forma semelhante aos humanos, mas com maior potencial de repetição, eficiência e agilidade. E a IA está muito presente no dia a dia das pessoas.

 

Breno Lessa, CEO da Appia, explica que o objetivo básico da IA está centrado em 3 eixos: programação heurística, inteligência de máquina e simulação de comportamento cognitivo. “Permitindo assim que os computadores executem tarefas intelectuais semelhantes à dos seres humanos. Tomada de decisões, resoluções de problemas, percepção do ambiente e compreensão da comunicação humana são algumas das habilidades feitas pelas máquinas”, destaca.

 

O uso de sistemas de IA nas empresas contribui no aumento da eficiência e performance. Tarefas burocráticas e repetitivas podem ser automatizadas, deixando colaboradores livres para se concentrar em atividades mais criativas e focadas no core business (negócio principal). “A tendência é que estruturas corporativas sejam formadas por cadeias de processos fluidos e enxutos, com menos erros e inconsistências, e mais visibilidade e transparência. Como resultado, é possível direcionar energia e esforços da equipe e da empresa para assuntos estratégicos, planejamento e crescimento”, ressalta Breno.

 

Exemplos de aplicações da inteligência artificial no dia a dia

 

Chatbot: é um software que atua na conversação com clientes, leads, fornecedores e parceiros. Os chatbots com IA são capazes de aprender conforme conversam com as pessoas.

Reconhecimento facial: é um mecanismo de segurança biométrica que serve para identificar pessoas por meio da análise do rosto. A IA desse recurso realiza uma conversão de imagem e dados para detectar o indivíduo com precisão.

Análise de comportamento do consumidor: a análise de comportamento do consumidor consiste numa medida que considera as ações das pessoas em determinado ambiente virtual.

Serviços de streaming: consistem em fluxos de armazenamento midiáticos, agregando diversos tipos de conteúdo multimídia. É possível assistir filmes pelo PC e celular, por exemplo, além da facilidade de ouvir músicas e consumir outros conteúdos digitais.

Assistente virtual: é um software programado para responder comandos de texto ou de voz e converter os pedidos em execução de tarefas. Seu aspecto funcional é voltado para execução de tarefas simples e complexas, desde realizar pesquisas no google e tocar músicas, até trancar portas e acender ou apagar a luz de um cômodo.

Fonte: Breno Lessa, formado em direito, computação e CEO da Appia.

 

Foto: Fonte internet

 


atualizado em 01/03/2023 - 15:21

comentários