Vera Figueiredo – Divulgação.

Evento acontece nos dias 14 e 15/01 com entrada gratuita. Na ocasião, o público pode doar alimentos não perecíveis e material escolar para o Mesa Brasil Sesc

A versatilidade da música instrumental é celebrada no Festival Minas em Harmonia, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, no Sesc Palladium. Com curadoria de Pedro Crivellari e do Sesc em Minas, mais de 15 artistas se apresentam nos dois dias de programação que conta com shows de jazz, blues, choro, erudito e muito mais em diversos espaços do centro cultural, ocupando desde o Grande Teatro até o Café e o Foyer. A entrada é gratuita. Na ocasião, o público pode doar material escolar e alimentos não perecíveis que serão encaminhados ao Mesa Brasil Sesc.

No Grande Teatro, quatro artistas se apresentam por dia. No sábado, a programação do espaço se abre com Camila Rocha, contrabaixista que já ganhou o prêmio Jovem Instrumentista do BDMG e como Melhor Instrumentista da XVIII edição do BDMG Instrumental. Também se apresentam Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); Paulo Braga Trio, em que o pianista compositor e professor Paulo Braga faz um projeto com a formação tradicional de Jazz e Música Instrumental Brasileira com piano, bateria e contrabaixo e Vera Figueiredo, que vem se apresentando nos maiores festivais de bateria e percussão nacionais e internacionais, sempre levando aos seus palcos o poder dos ritmos brasileiros.

No domingo, sobem ao palco Áureo Lopes; Lívia Mattos Quinteto, com show que contempla a diversidade de “subgêneros” que compõem o choro: valsas, forrós, maxixes, entre outros; Ricardo Herz, conhecido por reinventar o violino brasileiro, levando ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno, com Nelson Ayres; e o pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão, que exercita um perfil mais brasileiro e rítmico através de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, resultando numa síntese batizada de jazzmineiro.

O foyer do centro cultural também se transforma em ponto de encontro da celebração da música instrumental. No sábado, o público tem a oportunidade de apreciar Marcela Nunes, flautista e compositora que se dedica ao estudo da flauta brasileira na interpretação, criação e educação musical e à pesquisa da música instrumental feita por mulheres. Thamiris Cunha também é convidada na programação e mostra aos espectadores o domínio como clarinetista.

No domingo, é a vez de Maria Bragança. Nascida em Itabira, a musicista traz um estilo único, em mistura perfeita de jazz brasileiro e canções folclóricas tradicionais brasileiras, com elementos da música clássica e contemporânea e Raissa Anastásia e Bia Nascimento, que são referência em choro na capital mineira.

Já o Café do Sesc Palladium ganha a atmosfera perfeita com apresentações musicais. No sábado, DJ Cateb se a presenta e o público confere show da violeira, cantora e compositora Letícia Leal, que apaixonada pela viola caipira, se
destaca pelo arrojo em que aplica o instrumento em vários gêneros musicais. No domingo, DJ Aída marca presença, e, ao fim do dia, Tom Almeida, jovem pianista mineiro, finalizam a programação do espaço.

O Festival Minas em Harmonia é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fartura Gastronomia e Sesc em Minas, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com parceria Cultural do Sesc em Minas, instituição integrada ao Sistema Fecomércio MG. É realizado pela Arte Projeto e Peixe Tolo Produções.

As doações de alimentos não perecíveis e materiais escolares não estão condicionadas à retirada de ingressos, mas todo o público pode doar. Os itens arrecadados serão direcionados ao Mesa Brasil Sesc. O programa é uma rede nacional de banco de alimentos que atua contra a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.

SERVIÇO

Festival Minas em Harmonia

14 e 15 de janeiro

Sábado: das 13h30 às 22h

Domingo: das 12h30 às 21h

Local: Sesc Palladium (Grande Teatro / Café / Foyer)

R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte

Entrada gratuita

Retirada de ingressos: Sympla

 


comentários