Especialista ensina como fazer um bom planejamento financeiro

O começo de um novo ano é sinônimo de planejar o futuro dos negócios, traçar os planos e metas para melhorar seu desempenho. E não tem como falar em desenvolvimento sem falar em gestão financeira, um dos setores mais importantes da contabilidade dentro do meio corporativo. Segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, 484.470 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020. Esse alto número de fechamentos se deve a má gestão financeira das organizações.

Com uma boa gestão financeira é possível ter um embasamento para decisões estratégicas, por exemplo. Isso tanto para um planejamento de ampliação quanto, caso seja necessário, um plano de contingenciamento. “Com uma administração financeira de qualidade é possível ter uma noção precisa de tudo o que se passa em um empreendimento. Receitas, custos, despesas, é possível mapear as entradas de recursos e sua aplicação, sabendo claramente onde o dinheiro foi parar”, explica Robson Evangelista, gestor financeiro, e criador do workshop Potencialize Seu Negócio.

Para que o planejamento financeiro da empresa tenha sucesso é necessário entender o cenário de 2023. Os últimos anos de pandemia mexeram profundamente com a economia, tanto nacional como internacionalmente. “Taxas de juros, inflação e novos hábitos de consumo precisam entrar no planejamento financeiro de quem quer transformar 2023 em oportunidade”, afirma o gestor financeiro.

Os diversos aspectos envolvidos na organização financeira estão automatizados em plataformas SAAS (Software as a Service) de gestão. Essas ferramentas de gestão financeira te auxiliam a encontrar os padrões de consumo, gastos frequentes e gargalos de dinheiro necessários para que você alcance suas metas. “Aderir a uma plataforma para auxiliar no controle das finanças da sua empresa pode ser a solução para sair do vermelho e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo”, ressalta Robson.

Como planejar gestão financeira 2023 de forma eficiente

Faça o controle sobre o fluxo de caixa;
Desenvolva um plano de contas;
Automatize processos;
Acompanhe os indicadores financeiros;
Mantenha as tributações em dia;
Tenha estratégias para lidar com inadimplentes;
Planeje investimentos;
Faça um orçamento anual.

Robson acrescenta a importância de ter em mãos, de forma detalhada, todas as informações e dados sobre os custos de cada etapa dos processos desenvolvidos em seu negócio. “Esse controle permite que você consiga desenvolver o planejamento e melhorar a gestão financeira da empresa”, finaliza.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Foto: Fonte internet


atualizado em 23/01/2023 - 19:26

comentários