Bloco completará 10 anos em 2023 e promete grandes novidades ao público

O carnaval de rua de Belo Horizonte vem se consolidando ano a ano como um dos principais destinos para quem curte a folia no país. A cidade já começa a ver o renascimento da festa, após dois anos de pandemia, com os ensaios abertos, convocações para a bateria dos blocos e lançamento das canções, que disputarão o título de “queridinhas” do carnaval. A Juventude Bronzeada é uma das fortes concorrentes deste posto. O bloco acaba de lançar seu segundo EP. autoral com três singles para 2023: “Hoje eu só quero amar”, “Cê me balançou” e “Vá de vez”.

O título “Pra gente não desgrudar” foi pensado para traduzir a alegria de fazer o carnaval acontecer de novo, como uma celebração genuína da multidão que deseja estar junto. O álbum completo já está disponível nas principais plataformas de streaming e combina o swing de vários ritmos com a letra e sonoridade de artistas que agitam a cena cultural da capital. “A Juventude Bronzeada nasceu tendo a energia e tambores da música baiana como referência, mas vem construindo um caminho próprio com sotaque bem mineiro. Esse é o nosso segundo EP autoral e ele tem a missão de marcar nossos 10 anos e mostrar que o bloco está aí firme e forte, com muita construção coletiva, que pode ser sentida em cada música que imprime a identidade da ‘Juve’”, revela Rodrigo Boi, regente do bloco.

Em comum, os singles têm a celebração ao amor e à liberdade, além de uma sonoridade particular, que combina percussão, sintetizadores e batidas eletrônicas – elementos que prometem agradar em cheio o folião. A primeira música do EP., lançada no início de novembro, “Hoje eu só quero amar”, de Pri Glenda, fala sobre o amor livre e a paquera pelas ruas e conta com produção musical de Cotô Delamarque, da banda Lamparina. “Eu queria cantar o momento de liberdade que o carnaval nos proporciona e o desejo de que ele se estendesse ao longo do ano. Falar das múltiplas relações que são construídas durante a festa, de poder andar na rua de glitter, pochete e meia arrastão e de como tudo pode virar prosa, amizade e até beijo”, conta Pri Glenda.

Compositor da canção “Cê me balançou”, Jhonatan Melo, se inspirou na festa promovida pelo bloco nas ruas de BH, mas só agora, quase cinco anos depois, tirou a letra da gaveta. “Fiz essa música após participar da apresentação da Juve, em 2018. Ela fala sobre a cor, característica marcante da festa do bloco, e sobre a alegria do momento, do desejo de todo dia ser carnaval”. Já Violeta Lara, canta de forma leve e envolvente o encontro de um amor durante a folia, pregando a integridade da relação com o “Vá de vez”. “A letra foi feita a partir de uma experiência pessoal. A ideia é mostrar que todos nós merecemos reciprocidade e ter do lado alguém que seja companheiro de verdade, para caminhar junto, trocar e não ficar nessa de ‘tô não tô’”, disse a compositora.

O EP, realizado com patrocínio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, tem o objetivo de reafirmar a singularidade e a força do carnaval da capital mineira. “O carnaval de rua de BH nasceu como uma mobilização popular e política. Nos orgulhamos muito da trajetória que construímos até aqui, cantando, dando voz a quem precisa e, o mais importante, levando alegria e esperança a esse mar de gente”, afirma Boi.

Aquecendo os tamborins

A Juventude Bronzeada completa 10 anos em 2023 e promete sair às ruas cheia de surpresas na terça-feira de carnaval na av. Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, em BH. E tem muita gente querendo fazer parte desta festa! Prova disso é que o cadastro de integrantes para a bateria do bloco foi encerrado em apenas 3 horas, quando as 500 vagas disponíveis foram preenchidas – resultado histórico na trajetória do grupo.

Enquanto fevereiro não chega, a banda do bloco dá o tom da folia em eventos pela capital e o público pode ensaiar os novos singles nas plataformas digitais para chegar afinado no carnaval. A agenda da Juventude Bronzeada e suas novidades são divulgadas no Instagram: instagram.com/juventudebronzeada


atualizado em 12/12/2022 - 13:03

comentários