Foto Prof. João Antonio de Paula – Acervo pessoal.

João Antônio de Paula fala sobre a atuação do poeta como professor em evento que acontece no dia 05/12

professor João Antônio de Paula é convidado da Academia Mineira de Letras para a palestra “Emílio Moura: Professor”, onde aborda a atuação do escritor  como docente. O evento acontece no dia 5 de dezembro, às 19h30, na sede da AML, com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, o professor João Antônio de Paula aborda as atividades docentes de Emílio Moura, que tiveram início ainda na década de 1920 como professor de História na Escola Normal de Dores do Indaiá.

O poeta Emílio Moura, além de ser um importante escritor, foi professor catedrático de História do Pensamento Econômico da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, a partir de 1942. O autor também foi Diretor da Faculdade, entre 1945 e 1946.

Sobre o palestrante

O professor João Antônio de Paula é graduado em Economia pela UFMG, Mestre em Economia pela Unicamp, Doutor em História pela USP, Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG desde 1995. Foi Pró-Reitor de Extensão e de Planejamento da UFMG. Tem dezenas de artigos publicados em periódicos acadêmicos, uma vintena de livros, além de uma longa colaboração em jornais e revistas. Seus temas de pesquisa mais frequentes são: histórica econômica, economia política, história do pensamento econômico, marxismo, história das cidades, história de Minas Gerais e meio ambiente. Publicou recentemente os seguintes livros: “O capitalismo no Brasil, uma alegria que ficou no futuro”, “Capítulo de História do Pensamento Econômico do Brasil” e “História, Epidemias e Capitalismo.”

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra “Emílio Moura: Professor”, com João Antônio de Paula

 

Data: 5 de dezembro, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 30/11/2022 - 15:38

comentários