Crédito da foto: divulgação.

Considerado o maior projeto de retrofit industrial do país, o Moinho tem a estimativa de gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos quando estiver concluído

O complexo imobiliário, Moinho Recife Business & Life, reúne ambientes corporativos, de entretenimento e um residencial de alto padrão. Idealizado pela Revitalis Incorporações, o prédio tem mais de 53 mil m². É considerado o maior projeto no âmbito industrial do país e traz inovação para o mercado unindo trabalho, moradia e lazer no mesmo condomínio. O projeto é considerado o principal do Nordeste pela GRI Awards. Está no Top 10 dos empreendimentos mais notáveis do Brasil, e segue buscando entrar para o pódio da GRI Awards na terceira fase do concurso.

Com um investimento total avaliado em mais de R$ 80 milhões. O Moinho Recife Business & Life, está em fase de finalização e amplia de forma notória a cartela de serviços a serem ofertados no Porto Digital. Desde 2019, já tem gerado emprego e renda de forma direta e indireta para cerca de mil trabalhadores. Quando concluído, a expectativa é que cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados.

Instalado em uma das áreas mais famosas da capital pernambucana, o Moinho Recife Business & Life, é o único prédio padrão AAA do Recife Antigo e busca ofertar tecnologia e muita modernidade. O antigo moinho, que por anos processou toneladas de trigo, foi revitalizado e abrigará espaços de trabalho com muitos serviços à disposição. Mall com restaurantes, rooftop, mirante, salas de reuniões, auditório, coworking e apartamentos residenciais.

“Somos o único edifício com padrão AAA do Porto Digital. O Moinho vai oferecer para os seus clientes, infraestrutura inédita na região. Entre a administração do empreendimento e empresas instaladas haverá mais de 3 mil pessoas trabalhando no prédio. Porém, nosso maior diferencial é a possibilidade de se trabalhar perto de casa. O projeto Moinho Recife é um empreendimento multiuso. Isso será possível em um dos bairros mais agradáveis da cidade. Terão à disposição entretenimento no próprio prédio com uma grande oferta de bares e restaurantes” comenta Vinicio Tavares, sócio do Moinho Recife.

Mobilidade e sustentabilidade também está presente no projeto. O empreendimento conta com um amplo estacionamento, bicicletário, sistemas de baixo consumo de energia, central de climatização, renovação e esterilização do ar, reaproveitamento de água, jardins verticais e amplos espaços abertos ajardinados, integrados com a rua.

O planejamento arquitetônico é assinado por Bruno Ferraz e Roberto Montezuma. Segue o conceito retrofit, que traz modernização de áreas antigas com a preservação das características da construção original.

“Podemos afirmar que o Moinho Recife é o maior projeto do ponto de vista industrial no Brasil. São mais de 53 mil m² em plena utilização. É uma obra simbólica que recupera a história e cultura de um imóvel centenário. Mostra para todos que é possível e viável restaurar. O Moinho ainda entrega um trio que é inédito no país: trabalho, moradia e lazer”, comenta Bruno Ferraz.

Segundo Rafaela Citron, arquiteta urbanista e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), o Moinho Recife é destaque no Brasil por dois fatores importantes: pioneiro no reuso de edificações industriais para fins residenciais e por ser uma das primeiras edificações industriais sem leis de tombamento a passar por uma intervenção nesse porte no país.

“O Moinho Recife, na minha opinião, se destaca por dois motivos principais: o fato de ele não ser tombado e a sua adaptação para o uso residencial e comercial. No Brasil, infelizmente, quando uma edificação antiga não é protegida através do tombamento, ela acaba sendo demolida, já que o mercado imobiliário se interessa apenas pela sua terra e não pela edificação. O fato do Moinho estar recebendo esta intervenção mesmo sem existir a obrigação legal de preservá-lo já representa um avanço para o país. Reutilizar antigas edificações industriais para fins residenciais é uma prática muito comum em outros países e quase inexiste no Brasil e nesse sentido considero o Moinho Recife pioneiro nesta categoria de uso” finaliza.

No Top 10 da GRI Awards como um dos projetos mais significativos do retrofit no país. E segue na corrida para o pódio do concurso, os resultados desta fase estão previstos para serem divulgados em novembro. O prêmio GRI Awards é um reconhecimento do GRI Club ao mercado imobiliário brasileiro e visa enaltecer os projetos e executivos que melhor representam a excelência e a inovação no setor, destacando-se como referência em suas respectivas categorias.

O Moinho Recife Business & Life está na área de abrangência do Porto Digital, e dará uma “up” na cartela de serviços a serem ofertados pela região. Ao todo o Porto Digital do Recife já soma cerca de 14 mil colaboradores, e mais de 350 empresas vinculadas ao que é considerado o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil. Na mesma área, também estão a Prefeitura do Recife, o Terminal Marítimo, CESAR, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão, Polícia Federal, Receita Federal, TRT e TRF. Mais informações nas redes sociais @moinhorecife ou pelo telefone: (81) 97601-0017.


atualizado em 27/09/2022 - 15:31

comentários