Especialista dá dicas para apimentar a relação e explica sobre a origem da data

Em 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo. Sim, esta não é uma mera coincidência. De acordo com a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia, a data foi escolhida a dedo para remeter a famosa posição “69”, responsável pela satisfação de muitos casais.  A especialista explica que, apesar de outros dias já terem sido considerados como oficiais, o 6 de setembro ficou marcado após uma famosa campanha de uma marca de preservativos que decidiu fazer uma piada de duplo sentido e acabou agradando milhares de pessoas.

Porém, além de ser um dia para comemorar e se divertir com o parceiro – ou, até mesmo, a sós – o Dia do Sexo também é uma oportunidade para quebrar tabus, conscientizar e aproveitar novas experiências para melhorar a vida sexual e aquecer a relação. “Muitos casais que estão passando por aquele processo de ‘cair na rotina’ podem aproveitar esse momento para descobrirem, juntos, novas formas de prazer. Além disso, quem não tem muita experiência ou ainda possui algum tipo de vergonha em relação a esse assunto, pode aproveitar para se soltar e buscar mais informações valiosas sobre o tema”, sugere.

Brinquedos eróticos, por onde começar? 

Quando se fala em aquecer a relação ou ter novas experiências, os brinquedos eróticos se tornaram os queridinhos. Hoje, é possível encontrar objetos de diversos modelos, com várias finalidades e designs. Ele pode proporcionar uma inesgotável fonte de prazer, além de autoconhecimento e intimidade a dois. “Com os brinquedos é possível explorar todas as zonas erógenas no corpo e conseguir benefícios sexuais que auxiliam também na saúde física e mental, já que o sexo atinge neurotransmissores e elevam a produção de hormônios que nos ajuda em todos os aspectos, como autoestima, sensação de bem-estar, saúde cardiovascular, sono regulado, sistema imunológico, circulação sanguínea, dentre outros”, revela Sônia.

E para quem possui dúvidas ou não sabe por onde começar,  vá com calma e procure ajuda de especialistas, caso necessário. “É preciso experimentar e descobrir o que mais gosta. Uma boa conversa com o parceiro já é o primeiro passo para descobrirem o que mais gostam e aumentar a intimidade de forma saudável. Depois disso, se precisar, não hesite em buscar ajuda profissional e consultoria para aprender a utilizar esses aliados da melhor e mais completa forma”, afirma.

Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Tem formação em Terapia Ericksoniana, especializada no Atendimento Breve individual e de casais, colunista em Revistas e Rádios, Professora e Palestrante.


atualizado em 06/09/2022 - 14:51

comentários