Imagem: Divulgação Letícia Santiago.

Ex-BBB se candidata a Deputada Estadual pelo PDT em Minas Gerais e promete lutar pelas causas das mulheres com tolerância zero para o abuso feminino

Não é novidade que a desigualdade feminina assola o Brasil há anos, mas, graças aos movimentos sociais, o assunto tem sido debatido com mais frequência. Até 50 anos atrás, a mulher não tinha direito ao voto. Ainda vivemos em uma sociedade em que os maiores salários são dos homens. A mulher negra tem apenas 2% dos cargos de chefia no Brasil. Hoje, somos menos de 15% de mulheres deputadas, ferindo a nova lei.

Para agregar força nessa batalha, a mineira e advogada Letícia Santiago, nascida em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é candidata para Deputada Estadual nas eleições deste ano. “Decidi me candidatar por sentir na pele a dificuldade de ir para o mercado de trabalho sem igualdade. Enquanto não atingirmos a maioria na Assembleia de Minas e em outros espaços políticos, vamos continuar sendo esmagadas”, afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação feminina no mercado de trabalho atingiu o menor nível desde 2016. “Precisamos criar oportunidades para qualificação da população feminina, projetos de inclusão e, claro, mais creches para que possamos deixar nossos filhos em segurança, enquanto saímos para trabalhar”, frisa.

E uma das principais bandeiras da candidata do PDT é a tolerância zero contra todos os tipos de abuso feminino. “Mais de 70% das mulheres no Brasil já foram abusadas e como elas irão cuidar dos seus filhos ou ir para o mercado de trabalho com o psicológico abalado? Quero ajudar essas mulheres! Já sofri machismo, abuso, agressões e tive meu potencial desvalorizado pelo simples fato de ser mulher. Quero fazer diferente, lutar por nós e ocupar espaços políticos e sociais”, declara.

Letícia também se preocupa com o empreendedorismo. “Vou propor soluções para os micro e pequenos negócios, eles ajudam na movimentação econômica do nosso Estado. Precisamos dar mais atenção e oportunidades para esse setor”, acredita.

Ela lembra que 85% dos influenciadores digitais são mulheres no Brasil. “Entre as minhas propostas está a criação de um sindicato para essa categoria, para garantir melhores condições de trabalho e regulamentação dessa profissão que cresce a cada dia”.

Forças unidas

No último dia 31, a candidata se encontrou com Duda Salabert, que concorre ao cargo de Deputada Federal. “Admiro muito a história dela, fico honrada em participar da sua campanha e ter sido convidada para compartilhar um pouco da minha história com o seu programa de podcast. Acredito que, juntas, poderemos combater as desigualdades de gênero e lutar pela manutenção da democracia”, afirma Letícia.

Para ela, a candidatura tem um forte significado. “Quero fazer diferente, ajudar na manutenção da democracia e garantir qualidade de vida, principalmente, para nós, mulheres”, finaliza.

Fonte: Letícia Santiago é candidata a Deputada Estadual pelo PDT, seu número é 12012. Formada em Direito, ela já participou de reality shows como o Big Brother Brasil e Troca de Esposas. Acompanhem as propostas pelo @le_santiago.


atualizado em 13/09/2022 - 11:35

comentários