As novas próteses do Balão Intragástrico ajustável Spatz4 foram implantadas, sem custo, em oito voluntários, na capital Mineira, em Junho de 2022

 

Na última terça-feira (14), Belo Horizonte foi centro de uma inovação no combate à obesidade em todo o mundo. A capital mineira se tornou palco dos primeiros implantes mundiais do Balão Intragástrico ajustável Spatz4. O Hospital Dia Sander Medical Center, localizado na Avenida Bernardo Monteiro, foi o grande escolhido para receber as próteses inovadoras.

 

Bruno Sander, endoscopista, gastroenterologista e diretor do Hospital, liderou a equipe de pesquisa em Minas Gerais e, ao lado de Jeffrey Brooks, Médico Israelense CEO da Spatz Mundial, realizaram os implantes em 8 pacientes voluntários, sem nenhum custo, com o objetivo de auxiliá-los no processo de emagrecimento, sem a necessidade de qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

 

Sander conta que receber essa oportunidade foi uma grande alegria e realização. “É uma grande honra que o nosso Hospital Dia tenha sido o escolhido para iniciar o protocolo de pesquisa dessa nova prótese. Isso nos deixa muito orgulhosos porque é algo que estávamos disputando com centros de referência no mundo inteiro e reforça o reconhecimento mundial que alcançamos no tratamento do sobrepeso e obesidade”, celebra o especialista.

 

Próximos passos

 

Após realizados os procedimentos, os pacientes voluntários serão monitorados para concluir a etapa de pesquisa. Após finalizar o estudo e receber liberação da Anvisa, a prótese poderá ser mais uma grande aliada no arsenal de tratamentos contra a obesidade. “É um avanço muito importante que poderá oferecer mais um tratamento seguro e confortável aos pacientes que precisam perder peso de forma saudável, sem correr os riscos de passar por um procedimento invasivo e com todo o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada”, acrescenta.

 

Fonte: Bruno Queiroz Sander, Doutor (PhD) e Mestre (MSc) pela UFMG, Médico Cirurgião Geral, Endoscopista, Gastroenterologista e Diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (CRM-MG: 41490 – RQE: 14270/32354/41292).


comentários