Ópera Aleijadinho – Créditos Paulo Lacerda FCS. 

Após a empolgante e emocionante estreia em Ouro Preto, que reuniu em torno de 3 mil pessoas em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no Largo de Coimbra, a Fundação Clóvis Salgado se prepara para a temporada da ópera “Aleijadinho”, em Belo Horizonte. Serão quatro récitas no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (14, 16, 18 e 20/05) com novidades cenográficas na concepção para o palco italiano. Outras novidades acompanham essa Temporada, como a realização da Mostra de cinema ‘Paixão, Glória e Suplício – Francisco Antônio Lisboa’, realizada em diálogo com a Ópera Aleijadinho com a exibição de filmes, entre 20 e 26 de maio, no Cine Humberto Mauro e na plataforma CineHumbertoMauroMAIS. A ópera Aleijadinho e a Mostra de cinema são apresentadas pelo Instituto Unimed-BH e pelo Instituto Cultural Vale. A série Concertos no Parque tem a Cemig e o Instituto Unimed-BH como apresentadores.

A Mostra ‘Paixão, Glória e Suplício – Francisco Antônio Lisboa’ tem como proposta ampliar o espectro de compreensão sobre as diversas formas de representação do artista Aleijadinho e de sua obra pela Sétima Arte. Os filmes serão, em sua maioria, exibidos no Cine Humberto Mauro e, na plataforma CineHumbertoMauroMAIS ficarão disponíveis entre 1 a 6 meses, integrando a coleção de clássicos mineiros e brasileiros. A proposta da Mostra é exibir obras que retratam diretamente a vida e a obra do artista, ao lado de outras obras que estão ambientadas no universo lúdico de sua criação. O tema central também é a cidade de Ouro Preto, que foi palco da ópera Aleijadinho e também cenário e personagem de filmes de grande magnitude para a cinematografia mineira e nacional.

Transfiguração de símbolos e valores em arte nacional – Essa montagem de Aleijadinho integra a programação do Ano da Mineiridade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), projeto criado para celebrar os elementos que compõem a assinatura mineira, com suas tradições, costumes e histórias. O espetáculo é também uma das atrações da Via Liberdade, uma nova rota turística e cultural conectando Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e a capital do país, Brasília, por meio de ações e programas estratégicos ao longo da BR-040 e seu entorno, projeto também criada pela Secult.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o Ano da Mineiridade é uma ação que celebra todas as características de Minas Gerais e a Via Liberdade vai unir mais de 300 cidades por meio de um percurso sete Patrimônios da Humanidade e 80 Patrimônios Memória do Mundo. “A ópera Aleijadinho vem ao encontro do nosso desejo de celebrar Minas Gerais. Ela condensa uma série de elementos que compõem a nossa rica diversidade artística e cultural. Por meio dessa montagem, vamos celebrar quem somos, celebrar nossas cidades, nossa arte e a nossa intensa e rica cultura, além de dar visibilidade à história desse grande artista negro, Antônio Francisco Lisboa, o maior representante do Barroco mineiro, reconhecido em todo o mundo, patrimônio da Humanidade UNESCO”, comemora Leônidas Oliveira.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, com essa nova montagem a FCS reafirma o seu papel como uma grande formadora de público no campo operístico em Minas Gerais, difundindo programas e promovendo espetáculos. “Ao apresentar a vida e obra de Aleijadinho, o maior artista do Barroco Mineiro, aborda-se não somente a história de um dos maiores ícones da mineiridade, mas um movimento artístico que tomou o caminho da criatividade e da transfiguração de símbolos e valores para uma verdadeira arte nacional. É muito importante para a Fundação Clóvis Salgado realizar essa montagem a partir da história de Aleijadinho, difundindo a cultura mineira, fomentando a produção operística nacional, estimulando novas plateias e celebrando o Ano da Mineiridade, além de estar incluída como atração cultural de Minas Gerais para a Via Liberdade, relevante projeto criado pela Secult”, destaca Eliane Parreiras.

A diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, destaca que essa iniciativa vai ao encontro das propostas da instituição de valorizar a cultura local e potencializar a geração de trabalho e renda para a cadeia da economia criativa. “É com orgulho que o Instituto Unimed-BH é um dos patrocinadores da Fundação Clóvis Salgado e da Temporada de Óperas. Além do fomento à produção cultural local, esse projeto em especial colocará em destaque o nome de Aleijadinho, um dos maiores ícones da cultura mineira. Agradeço ainda a adesão dos nossos mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores que fazem parte do Programa Sociocultural Unimed-BH e viabilizam este incentivo”, reforça Mercês Fróes.

Para o Instituto Cultural Vale, a vida de Aleijadinho e toda a sua produção artística precisam ser, sempre, lembradas, compartilhadas e experimentadas por todas as gerações. “E o Instituto, que fomenta as múltiplas manifestações artísticas brasileiras, tem a imensa alegria de ser também parte dessa celebração do maior artista do Barroco mineiro, e, por meio dele, de celebrar também as Minas Gerais”, afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

 

OBRA INÉDITA CONTEMPORÂNEA – A montagem de Aleijadinho não representa apenas a produção de uma nova montagem realizada pela FCS, mas, principalmente, a oportunidade oferecida ao público de estar diante de uma obra inédita, libreto e composição, criados por artistas contemporâneos. Para a escrita do libreto, houve uma intensa pesquisa histórica para a construção da narrativa. Todos os personagens da ópera são reais e a cronologia é bem amarrada com os acontecimentos da época. O desenvolvimento dramático, no entanto, é ficcional, como o encontro de Aleijadinho com os Inconfidentes em uma taberna em Vila Rica ou com Lobo de Mesquita na Igreja do Carmo. Para fazer esse amálgama de ficção com realidade, o libretista André Cardoso usou em algumas passagens textos originais de Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto, assim como o de um Lundu mineiro do século XVIII. Há ainda cenas baseadas em uma tese da historiadora Isolde Venturelli, da década de 1980 que, mesmo não sendo comprovada, tem uma grande carga dramática.

A história de vida de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, já foi transposta inúmeras vezes para a ficção em diferentes meios de expressão, faltava uma Ópera. Convencido das possibilidades dramáticas sobre a vida do escultor, André Cardoso rascunhou os primeiros esboços em forma de roteiro em julho de 2009, quando apresentou a ideia ao maestro e compositor Ernani Aguiar, que imediatamente se entusiasmou pelo projeto.

O libretista afirma que a ligação com Minas Gerais e a admiração pelo artista foram os pontos de partida da obra. “Colocar Aleijadinho em cena, para nós, foi um caminho natural. Eu espero que o público se emocione vendo em cena o mais celebrado artista mineiro de todos os tempos. Trouxemos para o palco não só o Aleijadinho, mas também a história e a cultura do estado. Ter intérpretes como o maestro Silvio Viegas, os solistas por ele escolhidos, os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e a equipe criativa comandada pela diretora Juliana Santos é a garantia de que apresentaremos ao público um grande espetáculo, que será possível graças ao apoio que o projeto recebeu”, completa Cardoso.

Na composição, o maestro Ernani Aguiar dialoga com a música da época, com as intervenções que realizou em uma obra de Lobo de Mesquita ao criar uma linha de canto para Aleijadinho. O maestro resgatou também o estilo das serenatas mineiras, como no dueto de Joana e Manuel Francisco, no primeiro ato, e no Prelúdio e no Interlúdio do terceiro ato.

“Fomos inspirados pelo próprio Aleijadinho, patrono das artes brasileiras e meu conterrâneo. Compus a música desse libreto, que é dedicado à pátria mineira, movido pela obra-prima desse mestre. E, para mim, obra-prima é aquela que você não se cansa de admirar, seja na literatura, na música, nas artes plásticas. Cada vez que você entra em uma igreja em Ouro Preto, você descobre algo novo”, comenta o compositor Ernani Aguiar.

Já o diretor musical e regente, Silvio Viegas, destaca que uma das questões que chamou sua atenção no libreto é que apesar de estar todo embasado em livros e pesquisas, não se perdeu a liberdade poética, fundamental para uma ópera. “A música do Maestro Ernani Aguiar é moderna e histórica ao mesmo tempo. Tem todo o arroubo de suas composições, mas ao mesmo tempo faz referências à escrita daquela época, fazendo citações de dança, como o Lundu, da música Colonial Mineira de Lobo de Mesquita e da Seresta Mineira. Uma ópera que tem tudo, romance, drama, dor, alegrias, sofrimentos e que faz tudo isso tendo como personagem central nosso amado Aleijadinho”, ressalta.

Silvio Viegas também aponta para o importante fato de ser uma obra inédita em que o compositor e libretista estão vivos, o que permite conversar com o compositor para entender quais eram suas intenções e desejos. “Discutir e realizar alterações é algo maravilhoso e que somente pode ser feito tendo seus criadores vivos e abertos a sugestões e observações. É construir uma parte da história dessa ópera e fazer parte de um momento cultural histórico para nosso Estado e nosso País”, comemora.

 

RESPEITO ÀS PAUTAS SOCIAIS – A atual gestão da Fundação Clóvis Salgado tem sustentado o compromisso de manter a equidade de gênero e diversidade em suas produções artísticas. Tanto no Cefart como nas produções dos Corpos Artísticos e demais atividades do Palácio das Artes, há sempre o cuidado em refletir questões da atualidade. É o caso, por exemplo, do convite feito à Julianna Santos para assumir a direção cênica da ópera Aleijadinho, fortalecendo o reconhecimento do trabalho da artista, com experiência em mais de 80 projetos em quase 20 anos.

Nessa montagem, a diretora imprimiu o seu estilo e destaca que, para além de contar a vida de um grande artista como Aleijadinho, as entrelinhas dessa história trazem muitas características sobre ele, como sua ancestralidade, sendo filho de uma escrava com um português. “Para potencializar essa ideia de ancestralidade, teremos um vídeo curto em que a coreógrafa e bailarina de dança Afro, Júnia Bertolino, atuará como uma quase representação da ‘mãe ancestral’, que não aparece no texto, mas estamos trazendo para a encenação. Essa figura também aparece no final e leva o Aleijadinho com ela”, revela a diretora.

O caminho de penitência do artista e a revolução em sua própria obra, deixando um legado, uma arte reconhecida mundialmente, também foram pontos de relevância para a direção cênica. “A expectativa é que consigamos construir, junto com os artistas, essa história que é uma grande emoção para Ouro Preto e um orgulho para todos os brasileiros, não só os mineiros. A obra de Aleijadinho é um símbolo mundial, com toda sua beleza e especificidades. Pensando nas doenças que ele teve, me soa quase como uma arte penitente, redentora, ele passava pelo sofrimento que estava vivendo. Suas obras são muito teatrais e dramáticas, expressivas e emotivas. Quando entramos em contato com elas, sentimos. Tentamos expandir para o palco essa grandiosidade”, completa Juliana Santos.

 

LUZ E SOMBRA BARROCA – De acordo com Luciana Salles, diretora Cultural da FCS, nem a topografia, nem as restrições e tradições que uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade impõem para sua preservação impediram que a FCS realizasse em Ouro Preto uma grande estreia. “Isso nos aproximou de profissionais muito experientes e que toparam com entusiasmo enfrentar esse desafio conosco. Todos tiveram plena consciência da importância dessa montagem e da responsabilidade que é homenagear um artista como o mestre Aleijadinho. O respeito ao seu legado pautou todo o pensamento da montagem, tal como a proposta cenográfica que, diferente de tentar reproduzir alguma de suas obras, o que seria impossível sem soar como um arremedo, optou pelas projeções mapeadas e que revelam detalhes do olhar desse artista magnífico, resultando em uma estreia brilhante”, comemora Luciana Salles.

O cenário criado por Renato Theobaldo foi pensado para os ambientes de Ouro Preto e de Belo Horizonte. Mas o palco italiano e o urdimento darão condições de criar novas movimentações e nuances, como no primeiro Ato. “O conceito de velas de projeção continuam, criando uma dinâmica de movimentação de cena com iluminação diferenciada. O fato de estar em uma caixa cênica, permitirá a alternância de linguagem gráfica, uma espécie de ‘lanterna mágica’ delineando toda a cena em luz e sombra, que irá remeter a Ouro Preto”, revela Renato Theobaldo.

Já para Ney Bofante, responsável pela iluminação do espetáculo, a ideia para a estreia em Ouro Preto foi minimizar as influências que a apresentação ao ar livre sofre, como clima, vento e iluminação pública. Tudo foi pensado para que o público se concentre na história sendo contada, com menos detalhes e mais foco no âmbito geral, tentando aproveitar o que seria algo contrário para a encenação, como recurso. “Já a montagem no Palácio das Artes conta com toda a estrutura de uma casa de espetáculos. A iluminação entra para somar e ajudar a contar a história, selecionando, climatizando e esculpindo as belíssimas imagens oferecidas pela Cenografia e Projeção, além dos figurinos e da encenação”, finaliza Bofante.

O belo figurino de Marcelo Marques retrata as diferenças sociais da época, presentes na indumentária de uma elite abastada e de uma classe trabalhadora carente.

 

 

Evento: ALEIJADINHO, o Mestre do Barroco Mineiro em ópera inédita

Composição de Ernani Aguiar e libreto de André Cardoso

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes / Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Data: 14, 16, 18 e 20 de maio de 2022 – Horário: 20h

Preço: Plateias I e II, R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

Plateia superior: R$ 35,00 (inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada)

 

Mostra de Cinema ‘Paixão, Glória e Suplício – Francisco Antônio Lisboa’

Local: Cine Humberto Mauro e CineHumbertoMauroMais – Palácio das Artes

Data: de 20 a 26 de maio de 2022

Horário: De acordo com grade de programação

Preço: Acesso gratuito


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