Simone Barbès ou a Virtude – Reprodução.

 

Encontro virtual da Aliança Francesa acontece no dia 27/04. Filme é disponibilizado em streaming para os participantes

 

Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, retoma as suas atividades em 2022 em grande estilo. O primeiro bate-papo virtual do ano é sobre o filme ‘’Simone Barbès ou A Virtude’’ (1980), dirigido por Marie-Claude Treilhou. O encontro acontece no dia 27 de abril, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br.

O título pode ser assistido online por meio de plataforma de streaming indicada ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 27 de abril. O bate-papo é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará mensalmente aos inscritos o link de acesso à sala com dia e hora para o bate-papo.

A grande novidade do Cine Club para este ano é a realização de encontros pontuais de forma presencial em salas de cinema parcerias da AFBH. Os interessados serão informados com antecedência. “Estamos voltando, aos poucos, com vários eventos presenciais e tem sido uma alegria rever o público, celebrar a cultura e promover mais acesso a entretenimento e conhecimento”, acrescenta Lucas Moraes, gerente cultural da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. Após fazer a inscrição e assistir aos títulos disponíveis, uma rica discussão acontece entre os participantes.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, já que nem sempre eles chegam às telas no Brasil.

Sobre o filme

Simone Barbès ou A Virtude (Simone Barbès ou la vertu), Dir: Marie-Claude Treilhou, Comédia dramática, 1h13, 1980, França:

Simone Barbès é funcionária de um cinema pornô em Montparnasse, Paris. Uma noite, após o trabalho, ela vai a uma boate lésbica. Depois, ela encontra um homem solitário e desesperado.

Marie-Claude Treilhou

Diretora de cinema e atriz francesa nascida em 10 de novembro de 1948 em Toulouse. Após um diploma em filosofia e história da arte, Marie-Claude Treilhou colabora com as revistas Cinéma e Art Press de 1974 a 1977. Depois de ter sido assistente de Paul Vecchiali no Corps à coeur em 1978, empreendeu a realização, em 1979, com Simone Barbès ou La Vertu: o material deste filme foi alimentado pela experiência do diretor de cinema que trabalhou durante muito tempo como vendedora, correio, investigador, caidero, aberto. Navigante entre ficção e documentário, obteve o prêmio Jean-Vigo para seu curta-metragem Lourdes, o inverno. Depois de L’Âne que bebeu a lua, adaptação de contos do sul, ela excepcionalmente apelou aos comediantes profissionais com Le Jour des rois, com o Simone e a pequena loucura equipada com três senhoras encarnadas por Danielle Darrieux, Paulette Dubost e Micheline Presle, acompanhado de Robert Galabrueux e Michele, apresentando alguns amigos do corpo de Vanccere. Os heróis de Marie-Claude Treilhou são, na sua maioria, pessoas simples atravessadas pelas grandes convulsões da história (era uma vez a TV, Paróquias, paroquianos, paroquianos) ou bem carregadas por uma obra que os transforma e cuja ela quer comunicar entusiasmo, perfeccionismo e graça (No curso da música, As Metamorfoses do coro, Cores d’orchestre).Marie-Claude Treilhou ensina nos Ateliers Varan.Ela é membro do Colectivo 50/50 que visa promover a igualdade de mulheres e homens e a diversidade sexual e de gênero no cinema e audiovisual.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Filme: ‘’Simone Barbès ou A Virtude’’

Participação gratuita

Bate-papo online dia 27 de abril, às 18h

Inscrições até 27 de abril: cultura@aliancafrancesabh.com.br

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh


atualizado em 27/04/2022 - 09:22

comentários