AML – Foto Guto Cortes.

Conversa estará disponível a partir de 26/04 no canal de youtube da AML

A Academia Mineira de Letras convida o diplomata e historiador André Heráclio do Rêgo para a entrevista “O descobrimento do Brasil e outros ensaios de Oliveira Lima”. Em conversa com o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, será abordada vida e obra do historiador pernambucano.  O público pode conferir o evento a partir das 19h30 do dia 26 de abril, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O diplomata e historiador André Ricardo Heráclio do Rego fala sobre o seu livro “O descobrimento do Brasil e outros ensaios – Oliveira Lima”, que reúne textos fundamentais para a compreensão da obra do historiador pernambucano.

Na conversa, André ressalta os traços distintivos da produção de Lima, como sua abordagem inovadora das fontes historiográficas e sua visão integrada e sistêmica da História, algo muito à frente do tempo em que ele viveu. O estilo e a linguagem utilizados por Oliveira Lima para contar a história do Brasil também integram a análise de André Heráclio do Rego, para quem o pernambucano sempre aproximou a História da Literatura.

Conhecido como o grande historiador da formação da nacionalidade brasileira e da Independência, Oliveira Lima também formou, ao longo da vida, uma das mais importantes coleções de livros e documentos sobre a História do Brasil, depois doada para a Universidade Católica de Washington, nos Estados Unidos, onde está até hoje.

O público também vai conferir detalhes sobre a relação entre Oliveira Lima e outros dois grandes expoentes da Diplomacia brasileira: Joaquim Nabuco e o Barão do Rio Branco, com quem o pernambucano teve constantes desavenças. O impacto e a repercussão da obra de Oliveira Lima sobre as gerações que o sucederam também são temas abordados por André Heráclio, que falou da influência dos escritos do pernambucano sobre a obra de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Victor Nunes Leal.

 Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

Sobre o entrevistado:

André Heráclio do Rêgo, pernambucano do Recife, é graduado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, mestre em Estudos Ibéricos e Ibero-americanos pela Universidade de Paris X (Nanterre), doutor em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusófona pela mesma universidade, além de pós-doutor em História Social na Universidade Católica de Lisboa e pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Diplomata de carreira, ocupa atualmente o cargo de ministro de Segunda Classe, e serviu em Bonn, Berlim, Estocolmo, Lisboa e Assunção. Também historiador, tem obras publicadas sobre família e coronelismo e imagem e representação dos sertões.

Especialista na vida e obra de Manoel de Oliveira Lima, publicou “Oliveira Lima, um historiador das Américas” (CEPE, 2017), acaba de organizar com Lúcia Maria Paschoal Guimarães e Lucia Maria Bastos Pereira das Neves o livro “Oliveira Lima e a longa história da Independência” (Alameda Editorial, 2021), bem como o volume com ensaios pouco conhecidos do historiador pernambucano, intitulado “O descobrimento do Brasil e outros ensaios” (BBM, 2021).”

SERVIÇO:

Entrevista on-line “O descobrimento do Brasil e outros ensaios de Oliveira Lima”, com André Heráclio do Rêgo

 Data: a partir de 26 de abril, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 22/04/2022 - 14:43

comentários