Crédito: Letra / Divulgação.

Incômodos nessa região podem ser causadas por diversos motivos; avaliação profissional é essencial

Uma  caminhada pode ser um sacrifício para certas pessoas. Aquela dor nas pernas, sensação de cansaço, inchaço, coceira, entre outros sintomas, faz com que coisas simples do dia a dia se tornem um pesadelo na vida de muita gente. O que causa muita dúvida são os motivos para tais problemas. Nem sempre, uma doença pode estar relacionada. Além disso, em determinadas situações, essas características são consequências de transtornos desenvolvidos em outros locais.

O angiologista e cirurgião vascular, Guilherme Jonas, comenta que as causas são variadas. Portanto, o primeiro passo é procurar um especialista. “Sentir um desconforto após um longo dia em pé, por exemplo, é normal. Porém, este é um caso isolado. O paciente deve ter em mente que nenhuma dor constante é normal. Ela pode ser consequência de hábitos recentes, velhos ou, até mesmo, sintomas de outras doenças. Por isso, procurar um profissional é sempre o mais recomendado”.

Alerta

O especialista esclarece que os motivos para desenvolver dores nas pernas são inúmeros e dependem muito do hábito de cada indivíduo. “O que muita gente não sabe é que, na maioria das vezes, o problema pode ser melhorado com tratamentos simples ou uma mudança na rotina”, afirma.

Além disso, atividades que exigem ficar muito tempo em pé ou sentado, má postura, entre outras práticas, são prejudiciais. “As dores podem surgir por causa de outras doenças. Nesse sentido, a atenção deve ser redobrada. A obesidade, histórico de trombose venosa e deficiência na circulação arterial são alguns dos motivos mais comuns. Portanto, é importante salientar a necessidade de avaliar o problema com um profissional e encontrar a verdadeira causa”, destaca.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.


atualizado em 07/03/2022 - 13:08

comentários