Crédito: Letra/Jean Assis.

Amador ou profissional saiba como começar!

Ano novo, novos desafios. Algumas pessoas gostam de iniciar o ciclo com mudanças, seja, na rotina, no trabalho ou com uma atividade extra. Pensando nisso, a corrida tem sido uma opção. “É um esporte que chama atenção pela competitividade, o desafio de bater seus recordes e democrático, já que é um esporte que necessita apenas de um tênis e uma roupa mais leve, podendo ser praticado em quase todos os locais”, evidencia o profissional de educação física Randy Duarte.

É importante ressaltar que antes de começar a praticar a atividade, é preciso ter alguns cuidados. “É importante alguns exames prévios para  certificar a aptidão  física da prática, evitando complicações futuras à saúde”, afirma. Os músculos também precisam ser bem trabalhados para evitar lesões. “É importante desenvolver os músculos específicos da corrida, que precisam ser treinados para que haja uma excelente absorção de impacto durante a atividade”, completa o profissional.

Também é  possível mesclar a corrida com outra atividade, como a musculação. “Ela contribui com o fortalecimento muscular e proteção de articulações impactadas pela corrida. Melhora o sistema musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos e articulações), proporcionando menor probabilidade de lesões decorrentes dos movimentos repetitivos da corrida. E ainda possibilita maior habilidade e coordenação do esforço muscular necessário ao movimento”, enumera.

Dicas

Alongamento 

Pode ser realizado antes e depois do treino. “Os estudos mostram que o alongamento não atrapalha, porém não melhora o desempenho, então antes da atividade, preconize um bom aquecimento das musculaturas mais utilizadas como panturrilhas, coxas e glúteos, além de educativos  de corrida que auxiliam no fortalecimento específico.”, revela Randy.

Hidratação 

Outro cuidado importante para quem pratica corrida é a reposição de líquidos e sais. “Mesmo no inverno, em que a sensação de perda de suor é menor, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Além disso, a baixa temperatura provoca o enrijecimento muscular, tornando maior o risco de prejuízos aos músculos”, frisa.

Supervisão 

A corrida traz inúmeros benefícios, como controle da glicemia, pressão arterial e fortalecimento dos ossos. Porém, a prática necessita de acompanhamento profissional. “Correr com a supervisão de um profissional de educação física, com prescrição de treinos adequados, é o primeiro e grande passo. Outra dica é refletir sobre quanto pode aguentar em um determinado ritmo. Um deles é encontrar um em que você suporte por cerca de 30 minutos, seja correndo ou caminhando rápido”, finaliza o educador físico.

Fonte: Randy Duarte, educador físico, personal trainer e especialista em corrida (@randyduarte01).


atualizado em 04/02/2022 - 13:11

comentários