Entenda como o sobrepeso pode ser fator de risco para a doença

Em 04 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer. A data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. Entre as principais formas de combate está o controle do peso.

De acordo com uma pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a taxa de obesidade não é muito diferente entre os dois gêneros – 17,9% entre o sexo masculino e 18,2% entre o sexo feminino. A obesidade ocupa a segunda posição entre as prováveis causas de câncer, só perdendo para o cigarro. “Certas pesquisas recentes relacionam a obesidade ao surgimento do câncer de intestino grosso, mama, câncer da camada interna do útero (endométrio), dos rins e de um tipo de câncer de esôfago (adenocarcinoma). Alguns outros estudos têm registrado, ainda, a associação entre obesidade e câncer de vesícula biliar, dos ovários e pâncreas”, evidencia o endoscopista e cirurgião, Bruno Sander.

A obesidade é uma doença  inflamatória que diversos mediadores bioquímicos são secretados na circulação e podem possibilitar a proliferação celular, predispondo ao câncer. “Por exemplo, o câncer de mama, o risco em mulheres pós menopausa e obesas pode ser até duas vezes maior e aumenta também o risco de mortalidade pelo câncer quando comparado com mulheres não obesas na menopausa. Existem evidências da associação do câncer do intestino grosso e obesidade em homens, porém ainda não se comprovou esta relação nas mulheres”, explica Bruno.

Alerta

Acredita-se que a obesidade influencia apenas problemas cardíacos e diabetes, mas é fundamental alertar  que também é um importante fator que influencia a maior incidência de câncer. “Prevenir ou tratar a obesidade adequadamente é decisivo para diminuir os riscos de câncer”, frisa o médico.

Devido ao avanço da obesidade, e do  aumento nos números de casos de câncer causados pelo excesso de peso, é preciso que haja ações de prevenção por parte do sistema de saúde. “É fundamental promover o reconhecimento social da relação entre obesidade e câncer, alertando as pessoas sobre a importância de controlar sua massa corporal”, finaliza.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).


comentários