Valor teve alta expressiva devido à pandemia do novo coronavírus

 

Os contratos de locação vigentes, com aniversário em janeiro deste ano e correção pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), poderão ser reajustados em 17,78%. “O IGP-M é um dos principais indicadores utilizados para reajuste do contrato de locação em vigor”, revela a especialista em mercado imobiliário Arlene Gomes.

Apesar de ter desacelerado em novembro – mês em que o índice teve leve alta de 0,02% -, ele acumulou alta de quase 18% durante todo o ano passado. Isso significa que eventuais reajustes ainda podem pesar bastante no bolso do inquilino. “Uma boa alternativa é a negociação entre o proprietário e morador. Além disso, há outros índices que podem ser utilizados no reajuste, como o IPCA, que é calculado mês a mês, através de uma pesquisa de preços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explica.

É importante ressaltar que o IGP-M deve ser referência se estiver no contrato do reajuste do aluguel. O conselho para este momento é que os inquilinos e proprietários busquem acordos que beneficiem ambos os lados, para haver um equilíbrio na relação do contrato, frisa Arlene.

Como negociar?

Há meios que podem influenciar nas negociações. Um dos principais é o inquilino ser um bom pagador e respeitar as regras dos ombinados e manter a relação de confiança. “E, claro, um imóvel vazio gera custos para o proprietário, pois o IPTU e o condomínio mensalmente ainda devem ser pagos”, lembra.

Para as negociações, diálogo com a própria imobiliária e garantia de certeza de pagamento em dia ao proprietário são os principais fundamentos. “Outra dica é comparar o valor do seu aluguel com o de imóveis vizinhos, para ter uma noção de como está a média de preços. Reunir documentos que comprovem a sua redução de renda neste momento também é uma opção”, aconselha a especialista.

Algumas imobiliárias oferecem descontos para pagamento adiantado, o que pode gerar boas negociações. “Sugerir um valor de aluguel justo que você consiga pagar em dia também é uma garantia ao vendedor, desde que o inquilino proponha cumprir ao máximo essa proposta. Assim, as próximas eventuais negociações já estariam alicersadas com o bom histórico ”, finaliza.

Fonte: Arlene Gomes é mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220).


atualizado em 01/02/2022 - 10:37

comentários