Nath Rodrigues – Divulgação AFBH. 

 

A mineira levou o grande prêmio e viajará para paris no próximo ano

 

Pelo segundo ano consecutivo, a representante de Minas Gerais ganha o Festival da Canção Aliança Francesa. A cantora Nath Rodrigues é a grande vencedora da edição 2021 e ganhou uma viagem para Paris a ser feita em 2022. Ela se apresentou na final do concurso no dia 27 de novembro e competiu com mais seis finalistas, que representaram Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe.

Neste ano, a final foi composta inteiramente por mulheres que soltaram a voz e conquistaram os palcos. Em 2º lugar ficou Maíra Garrido, do Rio de Janeiro, que ganhou um final de semana em uma unidade Club Med no Brasil. Em 3º lugar, Thaïs Morell, de Curitiba, que foi contemplada com uma diária de gravação profissional em estúdio. O júri também ofereceu uma menção honrosa à Mariel Motta, de Porto Alegre, que também se destacou entre as finalistas da noite.

A grande vencedora, Nath Rodrigues, recebeu a notícia com muito entusiasmo e felicidade: “Eu havia acabado de realizar um show e fomos acompanhar a transmissão do Festival. Estava com pessoas muito queridas por perto e todo mundo vibrou comigo com uma energia incrível. É muito recente nossa volta aos palcos e isso por si só já deixa a gente muito comovido, então foi uma comemoração emocionante, em que várias pessoas vieram me parabenizar. Vencer o Festival me deu um gás muito importante para seguir com a música no ano que vem, tenho muitos planos e ir para Paris vai trazer muitas oportunidades para minha carreira”, completa.

A artista interpretou a música “Jean Qui Rit, Jean Qui Pleure”, de Riff Cohen e Patricia Cohen. A canção é conhecida pela voz de Riff Cohen, artista israelense que canta em francês, árabe e hebraico. “Conheci a artista quando estava estudando o idioma francês e buscando referências sonoras e a acho ela muito irreverente, experimental e com uma sonoridade que remete ao oriente. Estou em um processo de rearranjar coisas que me inspiram e o repertório não poderia ser outro. A música estará no meu novo álbum a ser lançado no ano que vem”, revela a cantora.

A cantora já havia ganhado a gravação de uma canção, mixagem e masterização em estúdio profissional por ter se classificado na etapa de Minas Gerais, além de garantir o lugar na final nacional.  Como grande vencedora do Festival, ela foi premiada com duas passagens para Paris, oferecidas pela Air France e cinco noites de hospedagem na cidade, além de um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022.

Nesta edição, assim como em 2020, a final correu de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. Foi uma iniciativa da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, garantiu a segurança dos candidatos e do público.

As apresentações foram avaliadas por um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, integrantes da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil.

O Festival contou com artistas francófonos como padrinhos:  a cantora carioca Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul. Além de se apresentarem no Festival, eles acompanharam de perto os participantes com o objetivo de ajudar na preparação para as etapas semifinal e final, contribuindo também para o desenvolvimento da carreira musical de cada artista. Esse trabalho foi feito através de MasterClasses e encontros virtuais com os participantes.

O festival é um concurso musical nacional promovido pela Aliança

Francesa em parceria com a Air France e o Club Med. Em Minas Gerais, a organização da semifinal foi da Aliança Francesa Belo Horizonte em parceria com a Embaixada da França, Sesi Minas e Portento Imagens.

 

 O Festival da Canção Aliança Francesa

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final nacional.

Em 2019, uma das novidades foi a adoção de um novo nome para o evento, que passa a se chamar Festival da Canção Aliança Francesa. A ideia por trás dessa mudança é valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.


atualizado em 03/12/2021 - 10:41

comentários