Casarão Parque Gentil Diniz – Foto Ricardo Lima – PMC.

Mostra fica em cartaz até 31/12 no Casarão do Parque Gentil Diniz

 

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte, a Aliança Francesa Belo Horizonte e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em parceria com a Prefeitura de Contagem, realizam a exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”, que fica em cartaz no Casarão do Parque Gentil até o dia 31 de dezembro. O local foi todo remodelado e pintado e, agora, passa a receber o público que vai ao parque e aprecia a arte. A entrada é franca e não há necessidade de reservas prévias de horário.  Todos os protocolos sanitários são seguidos.

Nas telas expostas é possível perceber a afirmação de que o ser humano domestica a natureza por meio da produção de matérias plásticas. Por meio da mostra, questionamentos são levantados, discussões são iniciadas, tais como, por que produzimos o plástico? E por que esquecemos de sua existência?

Com 22 painéis, de 58cm de largura por 118 cm de altura, a montagem traz um aspecto de revista em tela, alertando para a acumulação de dejetos no meio ambiente aquático. Em uma exposição trilíngue (francês, português e inglês), há referências às experiências pelo mundo, além de fazer do plástico um ator do dia a dia e como ele faz a natureza ficar “selvagem”.

Baseada na colaboração científica de pesquisadoras em ciências sociais e ambientais francesas e vietnamitas, como a antropóloga Mikaëla Le Meur, a geoquímica das águas, Émilie Strady; e a geóloga Khiêu Le Thuy Chung, apoiando-se no grafismo original e ilustrativo de Elza Montalhuc, a exposição propõe sensibilizar e acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.

Serviço:

Mostra: “Matéria Plástica: Vida Selvagem”

Até 31 de dezembro

Local: Casarão do Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Nossa Senhora do Carmo – Contagem)

Visitação: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita


atualizado em 09/12/2021 - 16:10

comentários