Heberton Lopes grava perto de um caixão pronto para ser levado ao velório – Foto: Matheus Lima. 

Gravado na Funerária Santa Casa, em Belo Horizonte, registro, que marca a estreia da série “As Profissões Mais Curiosas do Mundo”, mostra as etapas do trabalho, desde a chegada do falecido ao necrotério, até a liberação para a última homenagem

Enquanto muitas pessoas evitam falar sobre a morte, existem outras que trabalham para o último adeus. A preparação de corpos de falecidos para o velório é a função dos tanatopraxistas, profissionais que atuam em funerárias e necrotérios. E para ilustrar o que é feito antes de liberar o caixão para o enterro ou cremação, o canal Vim te Mostrar, apresentado pelo jornalista Heberton Lopes, apresenta o vídeo de estreia da série “As Profissões Mais Curiosas do Mundo”, gravado na Funerária Santa Casa BH, a primeira da capital mineira, com mais de 120 anos de atuação.

De acordo com Heberton Lopes, a princípio, a intenção do vídeo era mostrar uma aula prática do curso de Tanatopraxia. “Após enviar um e-mail para a Faculdade Santa Casa, fui informado que, em virtude da pandemia, a instituição de ensino não está recebendo estudantes no momento. E quando pensei que a minha ideia de estrear com este tema não seria possível, recebi o contato do colega jornalista Laio Amaral, que trabalha no setor de comunicação do Grupo Santa Casa. Para a nossa alegria, ele sugeriu produzir o vídeo na Funerária Santa Casa. Confesso que fiquei positivamente surpreso durante a pré-produção deste vídeo, pois pensei que seria muito difícil obter a autorização para registrar imagens dentro de uma funerária. Desde o primeiro contato com a Funerária Santa Casa BH, fui recebido com muito profissionalismo e respeito pelo meu trabalho”, relata.

No vídeo, o supervisor da equipe da Funerária Santa Casa BH e professor do curso de Tanatopraxia da Faculdade Santa Casa BH, Alexandre Alberto, conduziu a visita, mostrando os setores por onde os corpos passam. “Logo na entrada, o Alexandre nos perguntou se tínhamos algum problema em ver pessoas falecidas. Não tenho, mas confesso que senti um frio na barriga ao entrar na funerária. A conversa foi iniciada na sala dele. Com todos os cuidados necessários, usando máscaras e sem tocar em nada, iniciamos a gravação no pátio onde as vans estacionam para que os corpos sejam levados ao necrotério. Ele nos mostrou como os veículos são adaptados para transportar os caixões e em seguida nos levou para a sala de espera, local onde as pessoas falecidas ficam até que toda a documentação seja liberada”, explica Heberton Lopes.

O jornalista destaca que o objetivo do vídeo é mostrar a profissão do tanatopraxista, que pelo fato de trabalhar com a morte, é muito curiosa, mas sem fazer sensacionalismo. “Quando chegamos, vimos dois pequenos caixões brancos. Era um feto e um bebê, que estavam sendo preparados para o enterro, sem velório. Preferi não mostrar, pois o objetivo não chocar. Depois passamos pelo setor onde é realizada a ornamentação, com vestimentas, flores, maquiagem e a acomodação na urna funerária. E depois, para o último local antes de falecido ser levado ao velório, a expedição”, diz.

Heberton Lopes adianta que outros vídeos sobre atuações profissionais curiosas serão disponibilizados em breve. “Já estamos produzindo conteúdos que envolvem cobras, esgoto, fossas, e outros assuntos que são pouco abordados pela mídia tradicional. Inclusive, estamos abertos a sugestões interessantes”, conclui.

Assista agora: https://youtu.be/E93R9YLB7UM

Vim te Mostrar

Conhecido no mercado de comunicação e eventos, por estar à frente do Grupo Balo, agência responsável pela assessoria de imprensa de shows, festivais, artistas e empresas, Heberton Lopes criou o canal Vim te Mostrar, no YouTube, em março de 2020. De acordo com o jornalista, o objetivo é apresentar reportagens e vídeos de curiosidades em geral sob o olhar do profissional, como as produções já disponibilizadas: A História do Viaduto das AlmasA Casa Falsa de Moeda do ParaopebaO Antigo Sanatório para Tuberculososa Loira do Bonfimo Rompimento da Barragem da Pampulha e vários outros.

Para assistir aos vídeos do canal Vim te Mostrar, acesse www.youtube.com/vimtemostrar.

Curta o @vimtemostrar no Facebook: www.facebook.com/vimtemostrar
Siga o @vimtemostrar no Instagram: www.instagram.com/vimtemostrar

As sugestões de pautas podem ser enviadas nos comentários dos vídeos, no YouTube, ou pelo e-mail contato@grupobalo.com.


atualizado em 05/08/2021 - 16:36

comentários