Giro na cidade – peças (2).

 

Entre as atrações estão mesas literárias e café literário

 

Adiada no último ano, devido à pandemia de Coronavírus, a Festa Literária Além da Letra, já tradicional em Gonçalves, no Sul de Minas, volta a acontecer em 2021. Dessa vez, em formato digital, o encontro acontece dentro da programação da 10ª edição do Giro na Cidade, entre 12 e 20 de junho, e tem como mote “Atravessando a tempestade com muitos livros”. O público poderá conferir diversas mesas literárias e outras atrações.

Entre os participantes convidados para esta edição do Além da Letra estão Xico Sá, Semayat Oliveira, Ni Brisant, Binho, Santana Filho, Regina Rennó, Silvia Camossa, Thiana, Nara Vidal, Ondjaki, Décio Zylbersztajn e Marcelino Freire. O público também pode participar de oficinas literárias.

Nesta edição da Festa, o escritor homenageado é Sergio Sant’Anna, que morreu em maio de 2020 como uma das vítimas da Covid-19. O autor é destaque entre as obras de contos publicadas no Brasil, mostrando a potência da narrativa curta e refletindo a busca pela experimentação, o trânsito entre estilos, variando do romance, passando pela novela e poesia aos contos.

Para Decio Zylbersztajn, um dos idealizadores, o mote do evento diz muito sobre como a literatura tem contribuído para tornar o isolamento social menos intenso. “Pensamos no evento como um encontro de alegria, de companheirismo, de esperança. Um encontro de resistência. Vamos dar uma chance para a arte nos ajudar a transpor as brumas”, completa.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, às 9h, o público é convidado a participar do Café Literário com Marcelino Freire. A mesa literária “A literatura ajudando a atravessar tempestades” com Xico Sá e Santana Filho e mediação de Décio Zylbersztajn, acontece no dia 15 de junho, às 16h.

Já no dia 16, às 16h, o encontro “A poesia nas periferias da sociedade brasileira” é com Ni Brisant e Binho e mediação de Semayat Oliveira. Em 17 de junho, Regina Rennó, Silvia Camossa e mediação da Silvia Richard discutem “O livro chega até a criança no isolamento social?”, também às 16h.

Os “causos mineiros” entram em debate com Thiana e Décio Zylbersztajn. No dia 18 de junho. E para finalizar a programação, no dia 19, será realizada a mesa “A presença da literatura em língua portuguesa no mundo” com Nara Vidal e Ondjaki e mediação de Marcelino Freire. Os encontros ocorrem às 16h.

O Além da Letra é uma inciativa do Clube de Leitores Destemidos, um coletivo de leitores que se reúne na biblioteca que fica em cima do velório de Gonçalves e ao lado do cemitério, para conversar sobre obras e autores.

Junto com o Além da Letra nasceu o Prêmio Leitor Destemido, criado para homenagear pessoas com relevante contribuição para a cultura. O nome escolhido para receber o 1° Prêmio Leitor Destemido foi o cineasta João Batista de Andrade, também escritor e roteirista no ano de 2019. Este ano, o prêmio será entregue a Luiz Oscar Cunha de Toledo.

 

Sobre o 10º Giro na Cidade

A charmosa cidade de Gonçalves, no Sul de Minas, volta a respirar cultura, mesmo que virtualmente. Entre os dias 12 e 20 de junho, acontece a 10ª edição do Giro na Cidade que reúne cerca de 30 atrações, com shows, teatro, serestas, oficinas, mesas literárias e muito mais. O evento vai transformar sacadas, varandas e alpendres de moradores e comércios da cidade em palcos para receber as atrações, sem público presencial. Todas as apresentações serão transmitidas por meio de plataformas digitais e pelas redes sociais. A participação é gratuita.

Para o festival ser bem animado, vão compor o repertório números de música caipira raiz, instrumental e MPB. Entre os artistas e grupos convidados estão Adolar Marin e banda, o trio feminino As Estrelinhas da Serra, o rapper Daniel Chimp, os cantores Elder Costa e Cristiano Vianna e o duo Renaserra.

Além disso, haverá uma homenagem à centenária Lira Nossa Senhora das Dores, apresentação de piano com Regina Marçal e várias serestas. Também é possível participar de oficinas de Composição Musical, Percussão para crianças e Oficina de Produção Cultural para juventude.

Para quem é de teatro, estarão disponíveis o melodrama de causos de assombração: “João sem medo” de Cy Andrade e Vagner Ralph, o monólogo “Conto de YBY”, da atriz Thais Kaori e o teatro circense “Altissonante”, com Lu Menin.

O Giro acontece mensalmente desde 2019, mas, devido à pandemia de Coronavírus, há mais de um ano a população estava sem conferir a variada programação do festival e aproveitar as atrações culturais e de formação. O evento é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais. A idealização e produção é de Solange Rocco (Ba Rocco Produções) e Vera Pena (Amora Produções) e a realização e da Associação Gonçalvestur.

 

SERVIÇO

Festa Literária Além da Letra

10º Giro na Cidade

Gonçalves – Sul de Minas

De 12 a 20 de junho

Onde assistir: www.gironacidademinas.com.br

 

Mais informações:

Instagram: @giro_na_cidade

Facebook: Giro na Cidade – Circuito de Artes

Site: gironacidademinas.com.br


atualizado em 11/06/2021 - 09:07

comentários