Espetáculo Ressaca – Crédito | foto: Raissa Mendes.

A saga virtual de três episódios aborda questões sobre o íntimo da mulher que se cansa baseada na obra musical do Projeto Capitu

Ressaca, um dos adjetivos impostos aos olhos de Capitu no livro, é o nome escolhido para o espetáculo que será apresentado em capítulos nos dias 25, 26 e 27 de junho, às 20h, pelo canal do YouTube da Banda Projeto Capitu. A concepção do espetáculo é assinada por Priscilla Rangel, coreógrafa, dançarina e produtora, Graziê, cantora, compositora e produtora e Nadiana Carvalho, graduada em artes cênicas pela UFOP e pesquisadora das linguagens de performance, que também assina a direção de arte e de cena da peça.

A obra se fundamenta no reflexo do constante embate contra um sistema opressor, no momento pós-embate, na exaustão. Daí se estabelece a pausa inevitável, o vazio, a inação, o cansaço puro e paralisante. “É sobre o paradoxo existente entre o cansaço e a resistência do ser mulher nos tempos atuais, inspirado na Capitu que existe dentro de nós, que o espetáculo Ressaca se desenrola”, afirma Nadiana Carvalho.

A criação do espetáculo foi desenvolvida a partir do desejo do coletivo em pesquisar a relação dança e performance com o atravessamento da pandemia e sua reverberação no campo digital enquanto espaço artístico. A pesquisa se deu por meio das oficinas de autoinvestigação da simbologia de Capitu, propostas por Nadiana Carvalho, dentro do universo de cada artista envolvido. Uma das músicas que compõem a trilha sonora inclusive foi criada por Graziê durante esse processo.

Assim como o espetáculo Prefácio, estreado em dezembro de 2020, a trilha sonora do espetáculo Ressaca, produzida por Graziê e Arthur Leonel, se baseia na obra musical do Projeto Capitu. A banda que também é composta por Pamela Mel e Hugo Vaz lançou em maio de 2020 o disco Prefácio, com músicas que navegam sobre temáticas do universo feminino e se apresentam como inspiração para a composição das coreografias e performances. Um fio condutor do espetáculo, além da obra musical do Projeto Capitu, são as falas gravadas das ancestrais de todos os artistas envolvidos. Foram propostas entrevistas com as mães, tias, avós, mulheres que vieram antes, sobre suas vidas, dores, cansaços e sonhos.

Na produção técnica do espetáculo Ressaca, gravado no centro cultural Odara Café e Ofícios, estão Daniel Alpoim na montagem e roteiro de cenas, Elisa Monteiro na captação e edição de vídeos e fotografia do espetáculo, Raissa Mendes nas fotos de divulgação e Dayane Carvalho na produção executiva. Os figurinos, cuja estética faz menção à ressaca, ao descanso e à pausa foram concebidos por Priscilla Rangel, Nadiana Carvalho e pela costureira Sônia Maria dos Santos. O serviço de catering durante a gravação das cenas externas e da gravação do espetáculo foi realizado pelo cozinheiro Carlos Roberto.

A direção coreográfica é assinada por Priscilla Rangel em diálogo com a linguagem da performance. Em cena, Priscilla Rangel e Graziê se apresentam em conjunto com Camila de Melo Gomes, bailarina clássica e contemporânea, Luiza Bispo Silva Machado, pedagoga, dançarina e professora de dança com foco no forró, zouk e abordagens contemporâneas e Pamela Mel, baixista, produtora e dançarina.

O espetáculo Ressaca é realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, LAB nº 18/2020, seleção de Propostas de Pesquisa e Criação para Espetáculos de Dança no âmbito do Estado de Minas Gerais.

SERVIÇO

Espetáculo Ressaca

Local: https://www.youtube.com/channel/UCTp5Fa_ADoKI8a9sek4PhbA

Datas: 25, 26 e 27 de junho de 2021

Horário: 20h

Ingressos: gratuitos – sem retirada de ingressos

Duração: 35 minutos

Ficha técnica

Coreografias: Priscilla Rangel

Dançarinas|Performers: Camila de Melo Gomes, Luiza Machado, Priscilla Rangel, Graziê e Pamela Mel

Direção de arte e de cena: Nadiana Carvalho

Obra musical referência: Disco Prefácio (Maio 2020) Banda Projeto Capitu

Depoimentos: Onira Gomes, Vera Lucia, Sônia Maria, Maria Luiza Machado, Regina Célia, Maria José de Melo, Andrea Olimpia P. Santos, Katia Pereira dos Santos e Shirley Pereira

Coordenação Geral: Priscilla Rangel

Produção Executiva: Graziê, Nadiana Carvalho, Pamela Mel e Dayane Carvalho

Produção Musical: Arthur Leonel e Graziê

Audiovisual e técnico: Daniel Alpoim

Vídeo e fotografia: Elisa Monteiro

Fotografia: Raissa Mendes

Arte gráfica: Jéssica Mendes

Costureira: Sônia Maria

Cozinheiro: Carlos alberto

Classificação indicativa: 18 anos


atualizado em 21/06/2021 - 13:46

comentários