Além da preservação do meio ambiente, custo benefício também chama atenção 

Já foi o tempo que adotar o uso de energia solar exigia altos investimentos. Nos últimos 10 anos houve uma redução de 70% no valor. Não é  à toa que o Brasil se tornou o 9° país que mais usa essa categoria. A energia solar, além de ajudar a reduzir o custo na conta de luz, também é considerada limpa, pois não causa impacto ao meio ambiente .

De acordo  com Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil, após a instalação de um sistema completo de energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, o retorno do investimento passa a ser quase que imediato. “É possível até mesmo zerar o consumo na rede distribuidora, o que traz um retorno de até 95% na conta de luz todos os meses, durante os 25 anos de vida útil do sistema”, explica.

Custo benefício 

Para a população comum, ter energia solar, em casa, já gera retorno de investimento, com a economia na conta de luz, o que não é diferente para os empresários. “Em uma empresa, ela protege o empresário da inflação energética em que vive o nosso país. Com a crise que se instaurou no Brasil, os preços da energia sobem a índices ainda mais altos. E, infelizmente, esse é um problema que vai continuar incomodando quem não tem a geração limpa, pelo menos nos próximos anos”, afirma Leandro.

Instalação 

Para obter os painéis fotovoltaicos, é preciso ter um local adequado, de preferência virado para o norte e sem sombreamento. Leandro explica que o primeiro passo é dar entrada na agência do memorial para aprovação. “Depois de aprovada, é necessário comprar o equipamento e a partir daí é realizada a montagem e a troca do medidor de energia para ligar o sistema”, acrescenta.

Sustentabilidade

Além da economia, a preservação do meio ambiente é um dos motivos que levam algumas das mais importantes empresas do mundo a investirem na geração elétrica solar. “Com o aumento do aquecimento global e a ameaça do fim de recursos naturais, os consumidores, mais do que nunca, demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas”, destaca.

Fonte: Leandro Quintão, Diretor e sócio da Amerisolar Brasil. 


atualizado em 17/06/2021 - 18:28

comentários