Lindolfo Paoliello – Divulgação.

O autor será entrevistado no dia 31 de maio, às 19h30, no Canal da Academia Mineira de Letras no Youtube

 

Na próxima segunda-feira (31), às 19h30, o cronista Lindolfo Paoliello lançará a edição digital de seu livro “O melhor da Crônica – coletânea da obra de Lindolfo Paoliello” (Editora Del Rey), em comemoração aos seus quarenta anos de atividade literária. O encontro virtual acontece no canal da Academia Mineira de Letras no YouTube, ao vivo.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na entrevista ao presidente da AML, jornalista Rogério Faria Tavares, Lindolfo falará sobre sua infância no interior de Minas, desde Ubá, onde nasceu, até Raul Soares, onde morou por dez anos. Abordará a vinda para Belo Horizonte e o ingresso na Faculdade de Direito da UFMG, em 1967, quando também estreou no jornalismo, no jornal “Estado de Minas”, cobrindo Cultura. Na mesma publicação, o autor atuou como cronista por quinze anos.

O escritor também falará sobre sua atividade no campo empresarial, incluindo sua passagem pela FIAT e pela presidência da Associação Comercial de Minas, além de sua experiência como membro da direção da Santa Casa por vinte e cinco anos.

De sua atividade como cronista, surgiram dez livros, entre os quais “A Rebelião das mal-amadas”, “Nosso alegre gurufim”, “O poeta que não sou”, “O país das gambiarras”, “Banquete dos Mendigos”, “Pura emoção’ e “Alma dos anjos”. Na entrevista a Rogério Faria Tavares, Lindolfo falará do ofício do cronista, da crônica como gênero literário, “sempre desvalorizado”, e da estética da crônica, além de relembrar os grandes mestres do gênero, como Drummond, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.

Sobre o entrevistado:

O cronista Lindolfo Coelho Paoliello, nascido em Ubá, Minas Gerais, completa 40 anos de atividade literária, com diversos livros publicados e suas crônicas incluídas em três antologias: “Crônicas Mineiras”, Editora Ática, 1984, “As Cores das Palavras”, Editora UFMG, 1997, e “Crônicas Brasileiras”, University Press of Florida, Universidade da Flórida, 1994.

Destaca-se o fato deste autor ter levado a crônica ao público por todos os meios editoriais desde a primeira publicação, aos 20 anos, em 9 de abril de 1967, no Jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte. Publicou posteriormente em revistas; levou a crônica aos deficientes visuais pelo sistema Braille (As Cores das Palavras, Editora UFMG, 1997); na televisão, através do jornal MGTV e fechou o ciclo com o rádio, através da minissérie A Crônica no Rádio/Boa Noite pra Você, realizada pela Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, em novembro de 2009.

Jornalista, graduado em Direito pela UFMG, Lindolfo Paoliello iniciou sua vida profissional como repórter de Economia do ESTADO DE MINAS, foi executivo da Fundação João Pinheiro e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Criou e dirigiu a área de Comunicação da Fiat Automóveis SA que deixou para abrir seu escritório de consultoria de Comunicação que dirige há 32 anos. É Associado da Fundação Dom Cabral, responsável pela sua atuação no Centro Oeste de Minas Gerais.

 

 

SERVIÇO:

Conversa – “40 anos de literatura de Lindolfo Paoliello” – Rogério Faria Tavares entrevista Lindolfo Paoliello

Lançamento do livro “O Melhor da Crônica”, de Lindolfo Paoliello

 Data: 31 de maio, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações. A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.  Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br


atualizado em 27/05/2021 - 15:40

comentários