AFBH – Fachada – Foto Bianca Roque. 

O encontro é gratuito, online e em francês
acerca do conto “Un coeur simple”

No dia 26 de abril, às 19h30, a Aliança Francesa Belo Horizonte tem um encontro marcado com o público para mais uma edição do Clube do Livro “Lire et s’inspirer”. Desta vez, o convite é para conhecer uma outra faceta de Gustave Flaubert, um dos mais célebres escritores do realismo francês.

Flaubert (1821-1880) marcou a literatura francesa e tornou-se conhecido pelo mundo pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, pela lucidez sobre o comportamento social, e força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869) e Salammbô (1862).

Mas, também foi um excepcional autor de contos. E para esta edição do Clube do Livro, que acontece online pelo zoom e em francês, foi escolhido o conto “Un coeur simple”, do livro “Trois contes” (1877).

Na história, o autor apresenta o “retrato” de uma mulher pobre do interior da França, modelo virtuoso de uma ética evanescente. Ao acompanhar, por meio do conto, os passos e desventuras dessa heroína ao avesso, busca-se evidenciar as condições que circundam o aparecimento de um olhar científico-objetivo para a subjetividade humana, logo transformada em objeto de uma nascente psicologia.

Os interessados em comentar a obra de Flaubert e toda a sua versatilidade ao escrever uma novela moderna, basta enviar o nome completo por e-mail para mediateca@aliancafrancesabh.com.br.

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa Belo Horizonte

Clube do Livro – “Lire et s’inspirer”

Conto “Un coeur simple”, do livro “Trois contes”

Data/horário: 26 de abril, às 19h30 – pelo Zoom

Inscrições: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Link para o conto: https://bibliothequenumerique.tv5monde.com/livre/43/Trois-contes

Vagas limitadas

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

Instagram.com/aliancafrancesabh


atualizado em 20/04/2021 - 14:16

comentários