Per Concertos – Divulgação.


Atividade digital será realizada no dia 23/04 com Camilo Gan e Johny Herno

Se a Praça da Liberdade, seus prédios e movimentos tão característicos fossem músicas, como seriam? O público terá a oportunidade de descobrir em atração do projeto “Múltiplos Ancestrais”, do CCBB Educativo. A atividade digital “Per Concertos – Concertos para monumentos e outros biomas urbanos” será apresentada por Camilo Gan e Johnny Herno no dia 23 de abril, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.

“Per-Concertos:  Concerto para Monumentos e outros Biomas Urbanos” é um trabalho proposto pelos músicos mineiros e agitadores culturais, Camilo Gan e Johnny Herno, que tem como objetivo traduzir as paisagens etnográficas em forma de musicalidade espontânea, onde o arquivo sonoro de cada um dos artistas é o sensor primordial para interpretar as notas musicais presentes nas formas físicas de monumentos.

E no entorno da Avenida do Contorno, no coração da encruzilhada das 4 avenidas, o Centro Cultural Banco do Brasil com seus prédios e monumentos, encontra-se o carrilhão de palmeiras em linha reta, com folhas secas, flores e cores expandindo o contorno e os braços do complexo arquitetônico em seus espaços que regam arte junto ao pulso da metrópole.

Com licença poética, Camilo e Johnny propõem nesta segunda edição de Per Concertos, celebrar com cantos, arte sonora e poesia corporal a referência dos espirais, das rodas sagradas em torno do fogo, ou até mesmo a luz do sol, no ancestral dos ciclos de translações e rotações, rumo ao infinito da imaginação, em que impressões da visita criam o enredo e a cena para a trilha súbita.

Na primeira edição do Per Concertos, os artistas escolheram o berço da vanguarda da arquitetura modernista do Brasil, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, apresentando 4 atos, Saudação a Lagoa (Portal da Memória), Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Igreja de São Francisco de Assis.

 

Camilo Gan é percussionista, dançarino e educador musical nascido em Minas Gerais, com carreira iniciada em 1998. Orgulha-se que sua formação profissional se inicia e está conectada principalmente aos saberes da cultura negra. Johnny Herno, também mineiro, é um artista com 20 anos de dedicação à música e às artes, atualmente dedicando-se a composições exclusivas para o monocórdio Berimlata.

 

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.

 

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral

Per Concertos – Concertos para monumentos e outros biomas urbanos

Com Camilo Gan e Johnny Herno

 

Sexta-feira, 23 de abril, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.


comentários