Definir nichos é uma boa estratégia para ter lucro no setor imobiliário

As vendas de imóveis cresceram 26,1% em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe). Os lançamentos tiveram expansão de 1,1%, no ano passado. Segundo a Abrainc, o desempenho de lançamentos e vendas de imóveis, em 2020, foi o melhor desde 2014. “As empresas consultadas pela entidade estimam Valor Geral de Vendas (VGV) 47% maior em 2021 do que no ano passado na comercialização de imóveis. Em relação ao número de unidades, há projeção de alta de 38%, também na comercialização”, comentou Luiz Antônio França, presidente da Abrainc.

Mas, como aproveitar esse aquecimento do mercado imobiliário depois de um longo período de retração para vender mais? Para Arlene Gomes, consultora e mentora imobiliária, especialista em inovação com gestão ágil usando o OKR e criadora do no método 220 de estratégias para imobiliárias, definir nichos de atuação é uma boa estratégia para obter mais lucro neste segmento. “Em determinado momento da carreira, corretores de imóveis sentem dificuldade ao fechar um negócio. Alguns contestam se é a forma de abordagem na hora da venda, outros colocam a culpa no momento desfavorável na economia. Porém, nenhum desses motivos é o causador do problema, às vezes, falta só escolher o nicho certo”.

Ela acrescenta que quando um corretor de imóveis, em meio ao imenso mercado imobiliário, escolhe uma porção específica e se especializa nela, consegue gerar mais resultados, pois é possível obter novas oportunidades. “A decisão por qual grupo escolher depende de cada pessoa e qual área ela sentirá confortável. É importante se conhecer, levantar quais segmentos gosta, o tipo de ambiente que prefere e seus objetivos”, garantiu a especialista.

Quais os nichos mais rentáveis?

Para Arlene essa reflexão é fundamental. “Apenas por meio desse nicho que você entenderá o que exatamente você precisa fazer com o seu marketing, por exemplo. Além disso, o nicho é uma decisão que dará o norte que a sua imobiliária precisa para alcançar os objetivos propostos”, afirma.

Confira cinco nichos que a especialista sugere para trazer resultados positivos para o seu negócio:

1. Tipo de imóvel: 2, 3 ou 4 quartos, 1 banheiro ou mais, alto padrão ou entre outros;
2. Bairro: ser corretor ou imobiliária referência nos bairros em que possui imóveis;
3. Região: especialista em uma determinada região da cidade;
4. Perfil de compra: determinar o tipo de cliente por meio da renda;
5. Ticket médio do bairro: um valor aproximado de imóveis e aluguel.
Na dúvida, a consultora indica que os gestores imobiliários busquem uma ajuda especializada para definir a sua melhor forma de atuação, aproveitando esse momento favorável do mercado e deslanchando o seu negócio.

Fonte: Arlene Gomes é mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220).


comentários