Valores da empresa são essenciais para o desenvolvimento

Manter um negócio de pé não é fácil. Além dos eventuais desafios como criar e manter a clientela, arcar com os custos, depender dos fornecedores, muitas empresas não vão para frente por não saberem como cativar os envolvidos diretamente no seu sucesso: os próprios colaboradores.

Estabelecer metas é uma ótima e bastante utilizada medida para melhorar o desempenho de uma empresa, seja ela de pequeno, grande ou médio porte, mas é essencial que o gestor seja claro com seus funcionários ao definir os valores daquele negócio: Onde queremos chegar? Por onde vamos começar? Como faremos? Qual será a responsabilidade de cada um? Essas perguntas podem ser cruciais para que haja um ponto de partida seguro e efetivo para o alcance dessas metas.

“Os resultados da empresa afetam diretamente o nível de engajamento dos colaboradores. Quando esses resultados não estão bons, por haver pouca motivação dos funcionários, a tendência é que a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pela empresa sofra um impacto negativo. Essas questões precisam ser bem tratadas”, pontua Valéria Bax, do Instituto Evex.

Reconhecer os erros e solucioná-los

Um dos principais erros dos empreendedores é falar com seus funcionários apenas na hora de dar más notícias. Fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. Por meio desses incentivos, fica mais fácil acompanhar o que a equipe produz, reconhece e divulga amplamente esses esforços.

“Separar um tempo para sentar com a equipe e ouvi-la é um bom estímulo. É importante entender os pontos e particularidades de cada e saber o que impede e o que estimula os funcionários a trazerem bons resultados para a empresa”, afirma Valéria.

Oferecer pequenos desafios no dia a dia é outra forma de incentivar os funcionários, como buscar solução para um problema difícil ou bater a meta proposta. Quem resolver algum desses desafios pode receber um prêmio simples, como um presente, algum tipo de vale ou um produto da própria empresa.

Além disso, essa pode ser uma forma de aumentar o faturamento do negócio.

E, por último, mas nem de longe menos importante, estimular a capacitação dos colaboradores e o seu desenvolvimento intelectual. Quem fica muito tempo estagnado tende a ficar desmotivado. Fazer a pessoa se ver crescendo na empresa fará com que ela alinhe o seu resultado com um desenvolvimento pessoal, e assim conseguir subir os degraus do sucesso dentro daquele lugar.

Existem inúmeros cursos, eventos e palestras de graça e online. A empresa pode fazer essas pesquisas e trabalhar com esse tipo de estímulo, ou se for o caso, até mesmo custear algum curso para um funcionário específico. “Tornar os colaboradores valiosos é importante para a empresa também”, conclui Valéria.

Fonte: Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Master Coach na Área de Negócios. Conselheira de Empresas e formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial.


atualizado em 28/12/2020 - 10:44

comentários