Saiba como prevenir um dos principais incômodos estéticos

Quando o assunto é estética, a flacidez é uma das principais preocupações. Infelizmente, todos estão suscetíveis a essa característica natural do corpo, mas a maioria se sente incomodada quando essa fase chega. O problema é que o estilo de vida, unido a outros fatores do organismo, pode fazer com que a flacidez chegue precocemente e atrapalhe, principalmente, a autoestima. Porém, a boa notícia, é que esse problema pode ser resolvido através de hábitos diários, tratamentos adequados e prevenção.

Camila Katsuragi, fisioterapeuta dermatofuncional, explica que a flacidez é decorrente da perda de colágeno e elastina, fibras fundamentais que sustentam a pele. “Esse desgaste pode acontecer naturalmente por causa do envelhecimento, por hábitos adquiridos ao longo da vida, como exposição exagerada ao sol, ou como efeito de tratamentos para emagrecer, como a cirurgia bariátrica, por exemplo. Nesse quesito, as técnicas utilizadas na fisioterapia ou técnicas variadas que temos à disposição, hoje em dia, podem auxiliar em qualquer caso”, diz.

Segundo Camila, atualmente, os principais métodos contra a flacidez são a radiofrequência, criofrequência e a ozonioterapia. “Esses são procedimentos que precisam ser realizados em consultório. Por isso, recomendamos sempre procurar um profissional para avaliação. Dessa forma, conseguimos achar os procedimentos mais eficazes”, afirmou.

Em quanto tempo surge o resultado?

A especialista comenta que nas primeiras sessões já é possível notar a diferença. Porém, para obter o resultado total, depende do nível de flacidez e do organismo de cada um. “Tem pacientes que demoram um pouco mais para conseguirem eliminar toda a flacidez. Isso também tem muito a ver com a disciplina, área afetada, entre outras condições. O importante é nunca achar que o resultado será idêntico ao de outras pessoas. Por isso, é tão necessária a avaliação para encontrar as melhores técnicas para o corpo de cada um”, destacou.

O que fazer para prevenir a flacidez precoce?

Em resumo, a flacidez é causada pelo envelhecimento da pele ou gordura excessiva que prejudica a elasticidade normal da pele. Portanto, alguns hábitos simples podem ajudar a prevenir ou retardar o problema. Confira:

Ingerir bastante água – além de manter a saúde do corpo como um todo, a hidratação é fundamental para manter também o aspecto jovem da pele. Portanto, nunca deixe de tomar água regularmente. Sucos naturais e chás também são bem-vindos.

Sol em horário adequado – os raios ultravioletas liberados pelo sol é um dos principais vilões contra a pele. Por isso, o recomendado é permanecer exposto apenas nos horários indicados por especialistas – no começo da manhã ou fim da tarde – e sempre usar proteção, como bloqueadores solares, roupas adequadas e óculos de sol.

Alimentação – consumir açúcar, carboidrato e outros nutrientes ruins em excesso também pode incentivar o envelhecimento precoce, além de ser prejudicial para diversos fatores relacionados à saúde. Então, não se esqueça de sempre preservar uma alimentação saudável e rica em nutrientes bons.

Colágeno Verisol – o principal aliado para manter a elasticidade correta e reduzir o envelhecimento da pele é o colágeno. Porém, essa é uma substância encontrada em diversos tipos. Como aliado da pele, o que apresenta melhores efeitos é o colágeno Verisol, que ajuda a manter a elasticidade correta, reduz o envelhecimento precoce e ainda mantém a beleza de outras partes do corpo, como cabelos e unhas. O Colágeno Verisol pode ser ingerido em cápsulas ou em pó.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.


atualizado em 23/11/2020 - 12:04

comentários