Livia Itaborahy – Foto: Geraldo Bisneto.

O evento on-line será transmitido pelo Youtube da Favo Cultural, com curiosidades sobre os atrativos turísticos da cidade, apresentações musicais de Lívia Itaborahy, Nath Rodrigues, Yan Brumas e Vagnér Santo, além de uma palestra do psicólogo Armando Siebler sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+; para promover a acessibilidade, toda a iniciativa contará com a com a presença de intérpretes de libras

A primeira edição do Festival Cantos de Beagá acontece amanhã, terça-feira (22/09), a partir das 17h. Totalmente gratuita e on-line, a transmissão será realizada por meio do canal da Favo Cultural no YouTube (https://youtu.be/SHCp2xlW0_0). . Com o tema “O que é que BH tem?”, o evento vai proporcionar entretenimento seguro, com uma programação diversificada. Ao todo, serão mais de quatro horas de lazer com música, palestra e curiosidades sobre os atrativos turísticos da capital mineira

A programação da live, com canções e conversas animadas, será comandada pela apresentadora Fernanda Izidoro, que receberá no palco Lívia Itaborahy, Nath Rodrigues Yan Brumas e Vagnér Santo, além do psicólogo Armando Siebler, com uma palestra sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+. Para promover a acessibilidade, o evento contará com intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais). Durante a transmissão, será possível fazer doações por meio de um QR Code para a Ação de Solidariedade Feminista da Marcha Mundial das Mulheres.

Gastronomia e turismo

Outro destaque do festival será a exibição de vídeos turísticos que irão convidar o público a fazer uma visita virtual pelo Circuito Cultural da Praça da Liberdade, pelo universo da gastronomia, Mercado Central, bairro Bonfim, viaduto de Santa Tereza, passando pelas principais festas e festivais de Belo Horizonte, além do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira e Patrimônio Cultural da Humanidade.

“A ideia é promover os pontos turísticos durante a pandemia, incentivando as pessoas a conhecerem locais da cidade, mesmo sem sair de casa”, diz Lúcia Rêgo, diretora da Favo Cultural, empresa realizadora do projeto.

Palestra

O combate à discriminação e a garantia da inclusão efetiva de todas as pessoas são grandes desafios atuais. Com base nisso, o psicólogo Armando Siebler, fundador da A1 Turismo e Viagens, empresa especializada em turismo receptivo e em atendimento ao público LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer e outros grupos de gênero e sexualidade) ministrará a palestra inclusiva “Diversar a Diversidade”.

Sustentabilidade e cidadania

Serão debatidos, ainda, temas importantes sobre as questões sociais, como, sustentabilidade e cidadania por meio das campanhas: “Diga não à violência doméstica” e “Compostagem doméstica”. Na prática, essas ações, já estão sendo difundidas no Facebook e Instagram da Favo Cultural.

Sobre os artistas

Lívia Itaborahy

Lívia Oliveira Itaborahy é cantora e compositora nascida em Volta Redonda (RJ). Mudou-se para Minas Gerais com oito anos e, desde os 16, compõe e se apresenta profissionalmente. Participou de diversos festivais com canções próprias e como intérprete. No final do ano de 2013 foi selecionada para ser uma das nove intérpretes do “Projeto Elas de Minas” com direção musical de Maurício Ribeiro e curadoria de Márcio Borges. Em 2014, ela foi escolhida como uma das vozes do programa “The Voice Brasil” com a interpretação da canção “Vieste” de Ivan Lins. Graduou-se em Licenciatura em Música com Habilitação em Violão erudito pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Nath Rodrigues

Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora, investigadora das artes cênicas, educadora musical e estudante de Musicoterapia pela UFMG. É cofundadora do Coletivo Negras Autoras e faz parte do Coletivo Lugar de Mulher. Lançou em julho de 2019 seu primeiro disco solo, o Fractal, álbum composto por 11 músicas que conta com participações de Chico César (PB), Luísa Mitre (MG), Vitor Santana (MG), Sérgio Pererê (MG), entre outros. O álbum foi listado entre os 100 melhores discos da música brasileira no ano de 2019 pela página “Embrulhador”. Paralelo ao Fractal, Nath apresenta suas canções em formato solo com o projeto intitulado “Cordas Gerais”, que já circulou por diversas cidades brasileiras, além de países como Argentina, Suíça, Portugal e Itália. A artista está em processo de gravação de seu segundo disco, que conta com novas canções autorais e releituras de canções estrangeiras.

Yan Brumas

Yan Brumas é intérprete musical e ator. Formado em Arte Dramática pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. Estudou música na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte (MG). No estudo de Canto teve como professores: Babaya Morais (MG), Eudósia Acuña Quinteiro (SP), Eládio Pérez-González (RJ), Aída Couto (MG) e Viviane Donner (MG). Yan atuou em 25 espetáculos cênicos, além de ter realizado trabalhos em filmes cinematográficos, rádio e televisão. Dos seus shows musicais destacam-se: De peito aberto (2014), Tropical (2015) e Mutante (2018). Yan também foi vocalista da banda Barraus (que contemplava repertório da black music nacional), além de ter se apresentado em carnavais brasileiros, com shows em palco e trio elétrico.

Vagnér Santo

Poeta, compositor, cantor e Pós-doutor na área odontológica, Vagnér Santo nasceu na cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha (MG). Mudou-se para Belo Horizonte em 1975, onde criou o grupo Seriguela e Pitanga, que interpretava músicas de raízes. Com o término da banda, em 1980, o músico iniciou carreira solo. Ganhou premiação em diversos festivais de música. Em 2006 lançou o primeiro CD “Do salgado e do doce”. Seis anos depois lançou a versão em inglês do mesmo álbum em Berkeley, na Califórnia (EUA). Em 2015 apresentou o novo trabalho, o álbum “De Palavras e Vinhos”, com direção musical assinada pelo músico americano Kai Eckhardt e gravado no Studio OTR, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Serviço:

Festival Cantos de Beagá

Tema: “O que é que BH tem?”

Data: 22 de setembro, terça-feira

Horário: 17h

Evento on-line e gratuito transmitido pelo canal da Favo Cultural no YouTube: https://youtu.be/SHCp2xlW0_0

Programação: apresentações de curiosidades sobre os atrativos turísticos da cidade, lives musicais de Lívia Itaborahy, Nath Rodrigues, Yan Brumas e Vagnér Santo, além de uma palestra do psicólogo Armando Siebler sobre a inclusão de pessoas LGBTQIA+

Realização: Favo Cultural

Favo Cultural nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/FavoCultural/

Instagram: https://www.instagram.com/favocultural/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuV-kpwqTfBjvQLLOjkgrrQ


comentários